A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) decidiu adiar para a próxima semana a instalação da terceira bomba de captação junto à barragem do Rio Pardinho, às margens da ERS-409, em Santa Cruz do Sul. A operação, programada para essa segunda-feira, 19, agora depende da volta da chuva, pois o nível do rio está muito baixo novamente.
O superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, conta que o equipamento chegou. No entanto, a decisão por usá-lo ficou para depois da chuva. “A vazão do Rio Pardinho está baixa. Por isso, vamos manter o atual sistema, que também tem favorecido o Lago Dourado. De sexta-feira passada, 15, até a tarde de segunda, o nível do reservatório já alcançou 2,54 metros, estando 13 centímetros mais alto”, comparou.
LEIA MAIS: Agência estuda adotar uma multa a favor do consumidor
Publicidade
Com a instalação de duas bombas junto à barragem, a Corsan está retirando 70% da água consumida no município direto do rio. A intenção era poupar o lago, fazendo com que o reservatório aumentasse com a entrada de água do Pardinho. “A previsão sugere que serão 60 milímetros de chuva. Se isso se confirmar, faremos a instalação da bomba na balsa, que já está em Santa Cruz”, prometeu Epstein.
LEIA MAIS
Morador de João Alves está há cerca de 48 horas sem abastecimento de água
Corsan capta água direto do Rio Pardinho para poupar Lago Dourado
Publicidade
This website uses cookies.