A conclusão das obras da nova rede de esgoto de Santa Cruz do Sul passou a ser tratada como prioridade pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea). As obras tiveram início no Bairro Avenida e devem seguir para outros pontos do município. A informação foi confirmada pelo novo gestor de Relações Institucionais, João Batista Corim da Rosa. Ele assumiu o posto antes ocupado pelo superintendente José Epstein. A troca de cargos faz parte do processo de mudança da Aegea – nova controladora da Corsan.
Corim atuava na função de superintendente regional na área das Missões – região noroeste do Rio Grande do Sul – que abrange 63 cidades. Para ele, as situações dos locais acerca do saneamento são semelhantes. “Lá são municípios menores; aqui temos grandes cidades, como Santa Cruz e Santa Maria, que se encontram em expansão”, afirmou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.
LEIA TAMBÉM: ETA do Bom Jesus será entregue até o fim do ano
Publicidade
Corim ressaltou que a ampliação da rede coletora de esgoto em Santa Cruz é uma das metas da companhia. “Completamos um mês de obras e estamos dentro do previsto. Executamos 1,2 quilômetro de rede e 90 ramais.” O serviço teve início no Bairro Avenida. O prazo de conclusão do trabalho é agosto de 2025, atendendo também os bairros Universitário, Verena, Santo Inácio, Centro, Santuário, Jardim Europa, Country e Harmonia.
Ao final dos trabalhos, a Corsan espera atingir 68 quilômetros de nova rede de esgoto e a disponibilidade de 7.342 ramais para residências e empresas com um investimento total de R$ 22 milhões. “É uma obra importante, pois temos um déficit de esgotamento sanitário não só em Santa Cruz, mas no País. Isso melhora o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Município e valoriza os imóveis”, destacou Corim. Cerca de 29 mil habitantes devem ser contemplados com a obra.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
- Agerst aponta avanços no saneamento em Santa Cruz
- Apenas 54% dos domicílios da região têm rede de esgoto; veja os dados
A ação é mais um passo para avançar no Marco Regulatório, que prevê a universalização do saneamento até 2033. O trabalho das equipes ocorre de forma semanal e avança conforme a finalização de trechos. No entanto, o gestor de Relações Institucionais alertou a população para que aguarde o comunicado da Companhia para fazer a ligação do sistema de esgoto das residências à rede pública. “Vamos avisar quando estiver tudo pronto.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade