Reunir-se com os moradores dos trechos que vão receber obras para remoção da rede de esgoto sanitário para detalhamento das obras é uma das novidades apresentadas pela empresa Aegea Corsan, durante reunião da Prefeitura de Venâncio Aires para apresentação do cronograma de retomada dos trabalhos.
O gestor de relações institucionais da instituição, João Batista Corin, esteve com o prefeito Jarbas da Rosa e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, para apresentar também o calendário e mapa das ruas que integram essa retomada.
LEIA TAMBÉM: Empresa de tabacos de Sinimbu seleciona trabalhadoras na próxima semana
Publicidade
“Temos que avançar no tratamento do esgoto, porque grande parte recaí sobre o nosso Arroio Castelhano. Temos uma meta a alcançar até 2033, de que pelo menos 90% do esgoto do município seja tratado. É compromisso com a população, com o meio ambiente e com o nosso Castelhano. Sabemos que isso causa transtornos, mas é necessário minimizá-los ao máximo, e por isso, a Prefeitura vai atuar firme no acompanhamento dos trabalhos”, destaca o prefeito.
As obras de abertura das vias para construção das redes de tratamento de esgoto estavam paradas desde 2020, quando a empresa terceirizada pela Corsan suspendeu os trabalhos. Depois disso, em 2021, a Prefeitura intensificou a fiscalização dos trabalhos de reparo e conserto dos pontos que passaram pelas obras. Para a retomada das aberturas das vias, prevista para o primeiro semestre deste ano, a empresa indica que o processo teve evolução e deve gerar menos transtornos aos moradores e ao trânsito nos trechos. “De acordo com a Aegea, as obras agora vão gerar menos impacto aos moradores e essa foi uma das exigências que tínhamos feito. As escavações não precisarão ser mais tão profundas e poderão ser mais próximas ao estacionamento, isso deve gerar menos transtornos”, destaca a secretária.
LEIA TAMBÉM: Expocande 2025 terá exposição, feira de negócios e shows nacionais com Traia Véia e Dino Fonseca
Publicidade
Outro compromisso assumido pela Aegea Corsan, é a projeção de que o período entre a abertura da via e a recolocação da pavimentação retirada, seja de até 15 dias. “Também deve ser dado prioridade para os trechos que estão recebendo pavimentação e os que já estão em processo de licitação, como por exemplo, nos bairros Brands e Macedo, para que não seja necessário depois mexer na rua”, destaca Deizimara.
Os trabalhos de construção das redes de tratamento do esgoto seguem o Marco Regulatório de Saneamento Básico que estipula até o ano de 2033, pelo menos 90% das residências estejam com o sistema. Em Venâncio Aires, conforme dados da empresa apresentados no encontro na Prefeitura, 35% já foram executadas.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.