Em mais um anúncio feito para reagir à crise no abastecimento de água em Santa Cruz do Sul – o terceiro em uma semana –, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) confirmou ontem que irá implantar uma nova adutora de captação de água bruta na cidade. A promessa é de que isso vai ajudar a reduzir os casos de falta de água, que vêm ocorrendo em série desde a virada do ano.
Ao todo, o investimento é estimado em R$ 1,3 milhão. A estrutura de aço terá 1,9 quilômetro de extensão e permitirá a desativação de duas adutoras antigas que estão em operação hoje e rompem com frequência. Além de praticamente imune a rompimentos, a nova adutora também vai ampliar o volume de água que é transportado do Lago Dourado à estação de tratamento (ETA), no Bairro Pedreira, já que terá um diâmetro maior (de 500 milímetros).
A expectativa é que a obra comece até a primeira semana de maio e dure entre quatro e cinco meses. Segundo o superintendente regional da Corsan, José Epstein, o serviço será realizado pela mesma empresa que vem trabalhando na substituição de redes em Santa Cruz. “Ao invés de contratar uma nova empresa, o que levaria tempo, vamos aditar o contrato com essa empresa e, assim, acelerar esse processo”, disse.
Publicidade
O anúncio foi feito durante reunião do gabinete de crise instalado pela estatal com a comissão municipal de saneamento. Outra novidade é a instalação de um novo reservatório de pequeno porte no Loteamento Independência, nas proximidades da Unisc, que foi concluída ontem. Além disso, a estatal deve começar a operar, nos próximos dias, um caminhão de hidrojateamento, comprado por R$ 400 mil, para atuar na limpeza de fossas e desobstrução de bocas de lobo.
Sem mudança
Apesar dos investimentos de urgência que estão sendo anunciados, Epstein garante que as metas previstas no contrato assinado em 2014 com a Prefeitura, incluindo implantação de adutoras de distribuição e reservatórios-pulmão, não serão alteradas. “Essas obras que estamos anunciando não são excludentes, elas se somam”, disse.
Publicidade
POR QUE É IMPORTANTE?
- Esse tipo de adutora transporta a água bruta do Lago Dourado até a estação de tratamento (ETA), no Bairro Pedreira, a partir de onde é feita a distribuição para toda a cidade.
- Atualmente, existem três adutoras de captação. Duas delas são antigas, feitas de fibrocimento, e se rompem com frequência. Apenas neste ano foram cinco rompimentos.
- Quando isso acontece, pelo menos 20% da adução fica comprometida e a produção diminui. Com isso, há também menos água para distribuir, gerando desabastecimento em algumas regiões. Foi o que aconteceu nos primeiros dias de janeiro, quando vários bairros ficaram sem água.
- Além disso, como nessas situações o fornecimento precisa ser interrompido para o conserto, há grandes chances de se formarem bolsas de ar na rede, gerando rompimentos em série em outros pontos.
PROMESSÔMETRO DA CORSAN
Diante da necessidade urgente de investimentos para melhorar o sistema de abastecimento em Santa Cruz,
a Gazeta do Sul passa a verificar periodicamente o andamento das obras anunciadas pela Corsan:
Publicidade
1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: implantar três módulos junto à estação de tratamento para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: está andando. Edital já foi lançado e licitação será aberta no dia 17 de abril. Empresa garante que obra estará pronta para o próximo verão.
2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicarem à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: cumprido. Cinco equipes extras já estão trabalhando na cidade.
3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: licitar uma empresa para fazer um diagnóstico operacional do
sistema e atuar nos pontos críticos, em paralelo à atuação da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março.
Status: não andou. Corsan diz que ainda está trabalhando no projeto.
Publicidade
4) IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
A promessa: implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro.
Status: não andou. Empresa diz que ainda não definiu o cronograma.