Com a estiagem que está afetando o Estado de modo geral, incluindo a região Centro-Serra, já é possível observar que alguns locais estão sendo atingidos pela falta de água. Segundo Nilton Domingos Matana, gerente interino da Corsan de Sobradinho, que atende também os municípios de Lagoa Bonita do Sul, Arroio do Tigre e Passa Sete, a situação está controlada e no momento não há problemas com abastecimento.
De acordo com Matana, no entanto, o Arroio Carijinho, que é responsável por 20% da captação de água, está com o nível abaixo do normal. A lâmina que mede o índice atualmente mostra o nível em seis centímetros, quando normalmente esse valor tende a estar entre 12 e 14 centímetros.
O gerente também destaca que já estão ocorrendo ações de prevenção por parte da fornecedora de água levando em consideração que a estiagem ainda pode permanecer nos próximos meses. Está prevista a chegada de equipamentos para a construção de um poço artesiano no Bairro Rio Branco para fortalecer o abastecimento. Em Arroio do Tigre, também será construído um novo poço. Segundo a Corsan, a distribuição e o consumo de água estão iguais, e qualquer rompimento de rede pode ocasionar a falta de água.
Publicidade
Antecipando um possível cenário de estiagem mais severa, Matana orienta que a população se conscientize e busque economizar água, por meio de ações simples que podem fazer uma grande diferença. “Temos que ser conscientes, pensar nos outros e evitar o desperdício. É com atitudes simples que podemos prevenir que a situação piore”, disse.
Confira algumas dicas da Corsan:
Veja quanta água pode ser desperdiçada quando atitudes simples não são tomadas:
Publicidade
This website uses cookies.