O gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Sobradinho, Nilton Matana, participou do programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1, na manhã desta segunda-feira, 27. Na ocasião, ele falou sobre as condições dos reservatórios de água em Sobradinho e na região de atendimento da companhia. Ele reforçou que a orientação é para que as pessoas economizem água.
Conforme Matana, a chuva das últimas horas foi boa, mas não o suficiente. Ele destacou que o abastecimento em Sobradinho está sendo mantido graças à ajuda da população. Segundo ele, todos os poços estão trabalhando 24 horas por dia e mais um foi montado em Linha Quinca. Outro poço ainda deverá ser perfurado no Bairro Rio Branco.
LEIA TAMBÉM: Corsan de Sobradinho adota medidas de prevenção ao coronavírus
Publicidade
Nilton ressaltou que além de abastecer Sobradinho, a equipe está levando água do município para Lagoa Bonita do Sul, que está sofrendo com a falta de água. De acordo com o gerente, ainda não foi possível encontrar o problema que está gerando este gasto excessivo, mas uma equipe de Santa Maria deverá analisar a situação para descobrir se existe algum vazamento ou está ocorrendo até mesmo um possível furto de água.
O gerente salientou que, no momento, esse compartilhamento com o município de Lagoa Bonita não está trazendo prejuízos, mas admitiu que futuramente, se a chuva não chegar na quantidade necessária, pode haver prejuízo na distribuição em Sobradinho. “Não temos outra solução, precisamos levar água de Sobradinho para Lagoa Bonita. É dever da Corsan abastecer a população”, disse.
LEIA MAIS: Veja dicas para evitar o desperdício de água na rotina
Publicidade
Conforme Nilton, a cidade de Passa Sete está com abastecimento normal, bem como Arroio do Tigre, onde, segundo ele, a população ajudou economizando água e não está sendo mais necessário utilizar caminhão-pipa para levar água até o município.
De acordo com Matana, a companhia recebe denúncias diárias sobre gasto excessivo de água, principalmente dos postos de combustíveis em Sobradinho. Ele ressaltou que 90% dos postos têm poços próprios. “Recebemos várias denúncias por dia sobre o uso inadequado de água, mas não tem o que fazer, a única coisa que a gente pede é que a população ajude com a economia de água. Não ocorre racionamento no município, mas, caso ocorrer, esses casos de denúncia que estão acontecendo há meses terão a suspensão do abastecimento”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Lago Dourado só tem água para abastecer Santa Cruz por mais 40 dias
Publicidade