Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Medida

Correios ingressam com ação de dissídio coletivo junto ao TST

Os Correios ingressaram com ação de dissídio coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no final da tarde desta quarta-feira, 16. A empresa tomou a iniciativa devido à divisão dos trabalhadores em relação à proposta de acordo coletivo apresentada pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra, na última sexta-feira. 

Na noite de terça-feira, 15, dos 36 sindicatos dos Correios no Brasil, 17 decidiram não deflagrar paralisação, sendo que 16 aceitaram a proposta do TST. Não houve, portanto, maioria suficiente para a assinatura de acordo. Com isso, a empresa retoma sua última proposta que prevê reajuste de 6% nos salários (3% retroativos a agosto e 3% em janeiro de 2016), além de outros itens.
 
Serviços

As agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis, com exceção dos serviços com hora marcada interestaduais (Sedex Hoje, 10, 12, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária). O levantamento realizado na quarta-feira mostra que 90,69% do efetivo dos Correios não aderiu à paralisação — o que corresponde a 108.185 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença. 

Publicidade

Nesses locais, o movimento está concentrado na área de distribuição — do total de 28.569 carteiros que deveriam trabalhar nas localidades em que há paralisação, 9.750 não compareceram (34,13%). No Rio Grande do Sul, o levantamento realizado ontem apontou que 94,2% do efetivo dos Correios no Estado está presente e trabalhando – o que corresponde a 7.706 empregados. O Sindicato que abrange a região de Santa Maria não aderiu à paralisação.  

Nas localidades em que há paralisação, os Correios estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades, apoio de pessoal administrativo e realização de horas extras. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.