A manhã do último domingo, 7, foi marcada pela realização da 5ª Rústica Cidade de Sobradinho – Unimed Centro RS, Frutaria Só da Roça, Quiosque 3Barra12, The Club 312, Gazeta FM e empresas parceiras. Aproximadamente 50 participantes da região Centro Serra e outros cantos do Estado se reuniram para a competição, que teve a largada às 8 horas na Avenida João Antônio (Rua Coberta) em Sobradinho.
Os corredores percorreram um trajeto de 5 quilômetros, passando por bairros do município e retornando até a Praça. O evento contou com categorias para todas as idades. Os vencedores do geral Masculino e Feminino, até o quinto lugar, receberam troféus e, os primeiros colocados em cada categoria receberam medalhas.
Na categoria Geral Masculino o vencedor foi o atleta Anderson Hunter, 27 anos, de Cachoeira do Sul. Em 2º lugar: Eraldo Wilges; 3º lugar: Marlon Prado de Oliveira; 4º lugar: Deividi Angelo Vogt e 5º lugar: Cleo dos Santos Rodrigues.
Publicidade
Anderson Hunter já pratica atletismo há onze anos, treinando de segunda a sábado. “Já sou pela quarta vez campeão da prova. Vou em busca do quinto título ano que vem. A partir do mês que vem, começo a entrar em dois turnos de treinamento para melhorar meu desempenho. Tomara que a prova cresça, aumente cada vez mais o número de participantes. Quanto mais pessoas vierem para o lado do esporte melhor. Esporte é saúde também”, contou o atleta, que participa de competições em todo o Estado e já coleciona diversas medalhas e troféus.
LEIA TAMBÉM: Na quadra de futsal, crianças e adolescentes colocam os pés no futuro
Já a vencedora do Geral Feminino foi a atleta Marcia Garcia Cavalheiro, 53 anos, que veio de Restinga Sêca. Em 2º lugar: Tayara de Mello; 3º lugar: Nara Centa; 4º lugar: Claudete Bergmeis Beffart e 5º lugar: Luciana Lara Garcia da Silva.
Publicidade
Marcia Cavalheiro, que é atleta há 23 anos, retornou às corridas após enfrentar problema de saúde na família, o que a abalou psicologicamente. “Neste domingo foi minha primeira corrida após a doença da minha filha. Até dedico este primeiro lugar à saúde dela. Me inscrevi de última hora e agradeço grandiosamente a Deus essa oportunidade de representar meu município e especialmente minha filha. Estamos em uma fase de contenção de gastos, então consegui carona e também agradeço a família do Neimar, aqui de Sobradinho, que me acolheu com alegria em sua casa e não precisei pagar lugar para dormir, nem me alimentar. Então com a ajuda dos amigos, das pessoas que querem bem a gente conseguimos alcançar os objetivos”, detalhou a vencedora.
A Gazeta contou com o apoio da Prefeitura de Sobradinho, Casa da Cultura, Unimed Centro RS, Frutaria Só da Roça, Quiosque 3Barra12, The Club 312, Vinícola Granja do Silêncio, Affluence Urban Store, Nutrifit, Posto São Marcos, Audio Center, Copacabana Moda, acessórios e presentes, Mecânica Santiago, Radiadores Garcia, Antônio Gás, Construções ML, ALP Lavagens e Pinturas, Red Lanches, Beef & Beers, Coutinho Embalagens e Laboratório J&R. A Brigada Militar e Bombeiros Voluntários de Sobradinho colaboraram com a segurança do evento.
LEIA TAMBÉM: Graça, do nome ao canto
Publicidade
É possível conferir a classificação por categorias no site da União dos Corredores de Rua de Santa Maria (UCRSM), responsáveis pela organização da cronometragem digital da prova.
Superação
Pela segunda vez participando da Rústica, o sobradinhense Alcemar Lemos dos Santos, 45 anos, que possui deficiência visual, disputou a prova ao lado do guia, Felipe Setti, e na companhia da esposa Roselei da Cruz, 45 anos. “Para mim é uma satisfação imensa participar pela segunda vez e mais ainda por minha esposa também estar participando. Pra mim é uma emoção. Focamos neste objetivo no dia 22 de fevereiro e no dia 14 de março começamos a correr, primeiro com as caminhadas. Às vezes de manhã cedo, na geada, e a gente treinando nas ruas”, salientou Santos. “Força de vontade vai longe. Muito bom. Eu pretendo participar novamente”, acrescentou Roselei. Já o guia Felipe destacou a motivação do casal. “Esse ano o Alcemar e a esposa treinaram bastante. Não tenho nem palavras para descrever todo empenho e o que eles fazem treinando no dia a dia. Só venho na prova para conseguir ajudar o Alcemar, mas o mérito é todo dele e da esposa que se dedicam. Pensa em uma força de vontade desses dois”, detalhou Setti.
Incentivo da família
A família Pereira, de Vila Progresso, interior de Arroio do Tigre, esteve presente com três representantes na corrida. “É sempre uma satisfação participar, já viemos há alguns anos. Sempre trago minha filha Sabine, de 11 anos, e algum aluno com quem trabalho na escola para incentivar a praticar esportes”, revela o professor e agricultor, Sebastião Francisco Pereira. Além da filha e da esposa, que ficou na torcida, ele trouxe o irmão Itamar, de 63 anos, que veio de Porto Alegre para participar. “Sou bombeiro militar aposentado e venho para estimular a Sabine, porque vejo potencial nela. Viemos então para estimular, incentivar”, destacou.
Publicidade
Confira também o vídeo sobre a 5ª Rústica na página do Facebook Gazeta Sobradinho.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade