Corpus Christi tem missas com restrições e ações solidárias na região

É celebrado nesta quinta-feira, 3, o dia de Corpus Christi, feriado nacional. A data é marcada pela confecção dos tradicionais tapetes coloridos, com desenhos que ilustram a eucaristia, a devoção e o amor a Jesus Cristo. Porém, desde o ano passado, com o início da pandemia de Covid-19, na maioria das igrejas do Estado a atividade passou a ser substituída por ações solidárias, com a arrecadação de alimentos e agasalhos que são destinados às famílias mais afetadas pela crise.

Na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, desde a manhã de segunda-feira voluntários realizaram a montagem dos tapetes de Corpus Christi. Embora menores do que nos anos anteriores à pandemia, a beleza e o colorido dos ornamentos enfeitam a igreja. No interior da Igreja Matriz de São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, jovens também confeccionaram os tapetes.

Tradicionalmente, estes são feitos para receber o corpo de Cristo, que está na hóstia. É também uma lembrança da passagem bíblica que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que ele passasse por cima. No dia de Corpus Christi, os católicos celebram o corpo de Cristo presente no pão, no vinho e na hóstia consagrada que permanece no corpo do fiel após a cerimônia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja como ficam os serviços no feriado de Corpus Christi

Programações

Candelária
Munícipes de Candelária acompanharão a demonstração de fé pela cidade neste feriado. Depois da Santa Missa, que ocorre na Igreja Nossa Senhora da Candelária, às 8h30, haverá uma procissão motorizada que passará pelas principais ruas da cidade. Durante o caminho, será feita a bênção ao hospital e também à unidade de saúde. Além disso, segundo o padre José Carlos Stoffel, 50 pessoas estão envolvidas na ação social que baterá nas residências com a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis. “Não vamos fazer flores, nem tapetes, e não temos possibilidade de fazer a procissão. Então vamos fazer porta a porta. Os alimentos serão doados ao movimento Candelária Solidária, que desde o ano passado vem trabalhando com as populações mais vulneráveis”, explica o padre.

Santa Cruz do Sul
Já ornamentada com os tapetes de Corpus Christi, a Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, terá dois horários de missas: a primeira celebração, às 9 horas, será presidida pelo bispo dom Aloísio Dilli, e a segunda, às 18h15. Também haverá restrições devido à pandemia; porém, neste ano, cerca de 300 pessoas poderão acompanhar a cerimônia, mantendo distanciamento nos bancos.

Publicidade

LEIA MAIS: Fiéis confeccionam tapetes de Corpus Christi na Catedral São João Batista

Não haverá procissão pelas ruas da cidade, mas, conforme detalhado pelo padre Roque Hammes, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, no momento de adoração na catedral o bispo vai invocar a bênção sobre todas entidades e a população. Também haverá a arrecadação de gêneros alimentícios e agasalhos, campanha que é assumida por todas as dioceses do Rio Grande do Sul. “Sabemos que, além das mortes da Covid-19, existem muitas pessoas que perderam seus empregos nesse período, e a fome aumentou bastante”, completa o padre. Quem não comparecer à missa de Corpus Christi pode deixar as doações na secretaria da paróquia em outra oportunidade.

A Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, terá dois horários de
missas | Foto: Alencar da Rosa


LEIA TAMBÉM: Repartições públicas municipais terão ponto facultativo na sexta-feira

Publicidade

Rio Pardo
A missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, ocorrerá às 15 horas desta quinta-feira. Após, conforme o padre Maurizan do Nascimento, uma procissão motorizada passará por algumas comunidades do município com o Santíssimo Sacramento. Durante a ação, serão arrecadados alimentos não perecíveis e agasalhos, para destinação a pessoas carentes. “Aqui na própria paróquia vêm muitas pessoas procurar alimentos. Então, as doações vão ser encaminhadas para essas famílias que a gente já atende”, observa. Ainda conforme o padre, a celebração acontecerá em acordo com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com uso de máscaras e álcool gel e mantendo distanciamento social.

Venâncio Aires
O padre Rodrigo Eduardo Hiilesheim, da Igreja Matriz de São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, destaca que a missa começará às 8h30 desta quinta. Após a celebração, para substituir a procissão, haverá um momento de oração, com a participação de três entidades, que são o hospital, uma escola que representa instituições de ensino e a prefeitura. Além disso, um grupo de jovens ficou responsável pela confecção de tapetes somente no interior da igreja. A unidade também receberá doações de alimentos não perecíveis. “Queremos unir esse momento de fé com a caridade. Esses alimentos arrecadados serão doados ao setor de caridade da Paróquia São Sebastião Mártir”, diz o padre.

Vera Cruz
Na Paróquia Santa Teresa, de Vera Cruz, a celebração de Corpus Christi está marcada para as 9 horas. Em razão da pandemia, os bancos da igreja estarão demarcados para evitar aglomerações. Segundo o padre Dionísio Roque Kist, este é o segundo ano em que a paróquia realiza tapete solidário, a fim de ajudar famílias com dificuldades durante o momento de crise. “Substituímos os tapetes por um gesto de solidariedade. Vamos celebrar dentro do espírito que a Igreja propõe a todos nós, de manifestarmos nossa devoção, fé e amor a Jesus Cristo perante a eucaristia e confeccionar o tapete fazendo uma doação para as famílias necessitadas e vulneráveis. Podem ser um quilo de alimento, roupas de inverno ou material de higiene”, destaca. Ainda conforme o padre, as doações continuarão sendo recebidas também durante a semana, na secretaria da paróquia.

Publicidade

LEIA MAIS: Saúde informa que não haverá vacinação nesta quinta e sexta em Santa Cruz

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.