A pandemia não permitiu que, em 2020 e 2021, a tradicional procissão de Corpus Christi fosse realizada. Ano passado, os tapetes chegaram a ser confeccionados, mas também não houve a caminhada. No entanto, esta quinta-feira, 16, marcou a retomada da tradição católica, com uma fé que nunca permitiu pausas.
A missa de Corpus Christi, que lotou a Catedral São João Batista, começou às 9 horas e foi seguida por uma procissão. Os fiéis passaram em frente ao Hospital Santa Cruz, seguiram pela Rua Marechal Floriano, contornaram a Praça Getúlio Vargas e retornaram para a frente da Catedral, onde aconteceu o encerramento. Na frente do hospital, houve uma parada para abençoar os profissionais que ali atuam e também os enfermos.
LEIA MAIS: VÍDEO e FOTOS: fiéis celebram Corpus Christi em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, para deixar tudo pronto para a celebração, durante esta semana, fiéis trabalharam na confecção dos tradicionais tapetes artesanais, feitos com materiais como tampinhas, serragem, sal, borra de café e areia. Pelos tapetes, para dar início à procissão, passaram o bispo e sacerdotes conduzindo o ostensório com a hóstia consagrada.
O Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli ressaltou a importância da data. “É um dia para louvar e bendizer a presença de Jesus Cristo na eucaristia. Queremos prestar esse louvor dentro da nossa Catedral e pelas praças e ruas de nossa cidade, para demonstrarmos nossa fé e agradecermos”, frisou.
LEIA MAIS: Região terá missas e procissões para marcar Corpus Christi; veja as programações
Publicidade
Centenas de pessoas compareceram à celebração na manhã desta quinta-feira. Jovens, crianças, bebês, adultos e idosos aproveitaram a ocasião para agradecer e fazer preces. Vanessa Schlitter e Marco Beierle e o pequeno Bernardo Beierle, de apenas 2 meses de vida, foram à missa e procissão. “A gente sempre vem, todos os anos. Quando aconteciam as missas on-line, a gente sempre assistia”, contou Vanessa, sobre o período de pandemia em que as celebrações tinham de ser remotas. “É uma tradição que vem de família”, completou Vanessa.
O casal Anísia e Elmo Schwengber também mantiveram o costume de participar da missa e procissão de Corpus Christi neste ano. Frequentadores da Paróquia Espírito Santo, do Bairro Ana Nery, os dois relataram a alegria em poder voltar a participar de celebrações da Igreja. “A gente se esforça para sempre vir. Poder retomar a caminhada é muito bom”, comentou Elmo. “Gosto muito de participar das missas, todo domingo quase estou presente”, disse Anísia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.