A Equipe Gaúcha de Salvamento Veicular, composta por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do RS, participou do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma 2016, realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, no estado de São Paulo.
Nesta seletiva nacional, que teve a participação de 22 grupos de 16 estados brasileiros, a equipe gaúcha alcançou a 2ª colocação, classificando-se para, juntamente com os bombeiros de São Paulo, representar o Brasil na competição internacional que ocorre no mês de outubro, em Curitiba.
O grupo, integrado pelos sargentos Alex e Marchionatti, e pelos soldados Carvalho, Cristian, Deboni, Fiorenzano e Pedro, e coordenados pelo major Maurício, é ainda a 2ª melhor equipe de técnicos de desencarceramento e a 3ª melhor equipe médica.
Publicidade
De acordo com o soldado Fiorenzano, “o grupo ganhou experiência, mas quem ganhou mais foram as comunidades onde esses bombeiros atuam, uma vez que podem contar com profissionais altamente qualificados para o atendimento desse tipo de ocorrência”, diz.
De 19 a 23 de outubro, a cidade de Curitiba, no Paraná, receberá o Desafio Mundial de Resgate (WRC), promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Krukoski Ferreira, “este evento é considerado o maior do mundo em ambiente simulado, e reunirá cerca de mil profissionais em equipes nacionais e internacionais, além de especialistas, estudantes e público em geral para as provas e troca de experiências”, relata o oficial.
Brasil sediará evento mundial de resgate e salvamento
Publicidade
O WRC é uma iniciativa da Organização Mundial de Resgate, organismo internacional, sem fins lucrativos, que incorpora as organizações nacionais de resgate com o ponto de vista da valorização e manutenção de procedimentos de emergência e técnicas para lidar com acidentes de trânsito e situações de trauma. Serão 38 equipes de 25 países competindo.
O WRC acontece anualmente e reúne profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar interessados em aperfeiçoar suas técnicas e participar do intercâmbio de experiências com equipes de diversos estados do país e equipes internacionais.
O evento objetiva despertar para ações que reduzam os acidentes de trânsito e suas sequelas, fortalecer a discussão do tema junto à comunidade, aperfeiçoar profissionais e promover o intercâmbio de saberes.
Publicidade
This website uses cookies.