O auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi palco para uma das cerimônias mais importantes da Brigada Militar. Diante de uma plateia formada por líderes regionais e convidados, o coronel Rodrigo Schoenfeldt assumiu oficialmente o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).
Ele ocupava o posto desde 8 de janeiro, quando o coronel Giovani Paim Moresco passou à reserva remunerada. Depois de mais de 35 anos de serviço, o ex-comandante destacou a sensação de dever cumprido e agradeceu pelas parcerias e apoio recebido ao longo do tempo. Emocionado, disse que foi um período marcante em sua carreira. Moresco fez questão de lembrar que ele é o último da sua turma que ingressou na Brigada Militar em 1993 a sair da ativa.
LEIA TAMBÉM: Menino de 5 anos morre após pai jogá-lo de uma ponte em São Gabriel
Publicidade
Além disso, revelou os planos para a nova fase da vida. Até o fim do ano, deseja terminar a graduação em Sociologia e após isso cursar Ciência Política. Na fala, destacou que é importante, mesmo após a reserva, continuar buscando conhecimento e atuando em outras frentes.
No discurso, Moresco salientou os desafios do posto que ocupava especialmente diante de decisões que precisam ser tomadas, independente da opinião pública. “Muitas vezes, nós temos que tomar uma atitude que ela não é simpática aos olhos da grande maioria, mas não é isso que deve obviamente nortear o processo de tomada de decisão de um comandante. Um comandante tem que agir por aquilo que é certo, por aquilo que é correto, ético, moral e legal.”
LEIA TAMBÉM: Homem suspeito de assassinar idoso em briga por terras é preso em Rio Pardo
Publicidade
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, acompanhou a cerimônia e enalteceu os serviços prestados pelos dois colegas. Em relação a Moresco, lembrou da atenção ao trabalho realizado e a grande capacidade decisória que foram marcas em seu comando. Ao se referir a Schoenfeldt, citou a capacidade de atuação, visão estratégica e preparação técnica, que irão ajudar a manter e melhorar os indicadores relacionados à segurança pública no Vale do Rio Pardo.
Quem são

Rodrigo Schoenfeldt – Natural de Candelária, Rodrigo Schoenfeldt tem 49 anos e ingressou na Brigada Militar em 1994. Bacharel em Ciências Militares, com especialização em Defesa Social, construiu sua carreira em unidades estratégicas da corporação, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Em 2005, concluiu o curso de Operações Especiais, em Brasília, e se qualificou como atirador de elite pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. Entre suas principais atuações, comandou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) durante o sequestro mais longo da história do Rio Grande do Sul, em Canoas, no ano de 2010, e integrou a equipe responsável pela segurança de familiares da ex-presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre. Recentemente, esteve à frente do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), em Santa Cruz do Sul, e do CRPO do Vale do Taquari, onde atuou diretamente na resposta à catástrofe climática que atingiu o Estado em 2024. Tem como planos desenvolver um trabalho voltado à prevenção à criminalidade, sobretudo combatendo o tráfico de drogas.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso com 700 gramas de cocaína na RSC-287
Publicidade
Giovani Paim Moresco – O coronel Giovani Paim Moresco encerra sua carreira após mais de três décadas na Brigada Militar. Ingressou na corporação em 1990 e passou por diversas promoções até alcançar o posto de coronel em julho de 2022. Ao longo da trajetória, atuou no 1o Regimento de Polícia Montada de Santa Maria (1º RPMon), no Presídio Central de Porto Alegre, no Batalhão de Polícia Rodoviária de Santa Maria e na Companhia de Operações Especiais de Santa Maria. Também comandou o 23º BPM, foi oficial superior no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel e ocupou cargos estratégicos no CRPO Vale do Rio Pardo, como chefe do Estado-Maior, da Agência Regional de Inteligência e da Corregedoria Regional.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade