Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & INOVAÇÃO

Coronavírus, uma disrupção social

O mundo está assustado com a rápida propagação do coronavírus, que certamente influenciará nosso futuro imediato. Entre a visão de futuros plurais, chamamos eventos como esse de futuro possível, ou seja, não previsível, nada desejado, disruptivo e que quando acontece, surpreende a sociedade que está absolutamente despreparada para lidar com uma nova realidade que se estabelece rapidamente.

O vírus nos mostra que somos muito mais vulneráveis do que imaginamos, mesmo com o avanço da tecnologia e da ciência. Foi ingenuidade imaginar que controlaríamos sua propagação e mais ingênuo ainda, achar que uma nova vacina surgirá magicamente em poucos dias.

O impacto imediato na economia é um forte sinal de alerta. A China, até então considerada líder quase imbatível, está repentinamente paralisada, limitada, tendo que colocar todo foco na resposta da crise do momento. Eventos globais estão sendo cancelados preventivamente, reuniões remanejadas, viagens adiadas. Já há caso de falência da Flybe, por exemplo, por causa do Covid-19. A recessão pode se tornar uma realidade em 2020 e talvez todos nós sejamos afetados pelos efeitos colaterais dessa pandemia.

Publicidade

Uma das lições é a de que qualquer cenário pode mudar nossa realidade repentinamente, e que quase todos os cenários e trends de futuros são estatisticamente os que menos acontecerão na vida real. Continuaremos falando de economia e política, tocando nossas vidas e nossos negócios sem prestar atenção no que realmente está acontecendo no mundo? Há um clamor ensurdecedor do planeta e uma rápida falência da vida humana moderna, que entrou em total colapso. Nos perdemos de nós mesmos nesta corrida insana e capitalista. Não há mais um lugar seguro, futuro garantido ou o poder de um sobre muitos que se sustente. O futuro é mesmo incerto.

No Foresight, disciplina de Estudos de Futuros, minha especialidade, simulamos futuros alternativos, e quando entram na pauta eventos como o coronavírus, fica muito claro que as organizações e a sociedade ainda não estão atentas ao tsunami que se aproxima, e continuam, em sua maioria, respondendo à revolução em curso com singelas inovações incrementais, não considerando futuros disruptivos em suas estratégias.

Você já analisou como essa pandemia impactará sua vida e seu negócio em 2020 e nos próximos cinco anos?

Publicidade

A ciência que conhecemos já não tem mais todas as respostas para a vida do século 21, nem a velha política ou a escola de negócios tradicional. Novos conceitos surgirão para acompanhar o renascimento planetário.

A reinicialização do nosso mundo já começou. Estamos atravessando a era da digitalização da vida e dos negócios, e da disrupção social contínua. Há grandes mudanças chegando até 2030 e elas definitivamente mudarão o rumo da nossa história.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.