Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Coronavírus pode levar a queda de 3% nas exportações brasileiras

O presidente Jair Bolsonaro estimou nesta sexta-feira, 31, após se reunir com ministros no Palácio da Alvorada, que as exportações brasileiras sofram um impacto negativo de 3% por causa da epidemia de coronavírus na China. O presidente reforçou que a economia terá “em parte algum problema” e que a questão é debatida pelo governo.

“Nossas exportações, no momento, pode ser que afetarão 3%. Isso pesa para nós. Afinal de contas, a China é o nosso maior mercado exportador (importador)”, declarou. O presidente exemplificou dizendo que a China já perdeu “1% de seu crescimento”.

“Tenho conversado com o Paulo Guedes (ministro da Economia), conversado com o Roberto Campo (Neto, presidente do Banco Central). Hoje de manhã conversei com o Roberto Campos sobre a questão econômica. Está todo mundo envolvido e preocupado em dar uma pronta resposta para a população. Se tivermos algum problema, a gente vai anunciar o problema. Nada será escondido”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Casos suspeitos de coronavírus sobem para 12 no Brasil

EUA declaram emergência e vetam estrangeiros vindos da China

Os Estados Unidos declararam nesta sexta-feira, 31, emergência em saúde pública nacional por causa do coronavírus e anunciaram que irão proibir temporariamente a entrada de estrangeiros vindos da China.

Publicidade

De acordo com as autoridades sanitárias do país, as medidas têm como objetivo diminuir o risco de propagação do vírus internamente. Sete casos da doença já foram confirmados nos EUA. Na quinta-feira, o governo americano anunciou o primeiro caso de infecção em um cidadão que não esteve no país asiático, o que indica transmissão interna do vírus.

De acordo com o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, o veto à entrada de estrangeiros que estiveram na China começa a valer neste domingo, 2, e será voltado para os visitantes que tenham viajado à China nos 14 dias anteriores.

A decisão do governo americano contraria a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orientou os países a não adotarem medidas restritivas de viagem e comércio. O país poderá ser convocado pela agência a justificar por que tomou tal decisão. A organização já havia declarado emergência em saúde pública de interesse internacional por causa do risco de surto global da doença.

Publicidade

Em todo o mundo, o coronavírus já infectou quase 10 mil pessoas, das quais pelo menos 259 morreram. Mais de 20 países já confirmaram casos da doença. No Brasil, não há casos confirmados, mas o Ministério da Saúde investiga 12 possíveis infecções.

LEIA MAIS:
Servidores da Saúde recebem treinamento sobre o coronavírus
Secretaria Estadual da Saúde divulga orientações sobre o coronavírus

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.