O contrato administrativo de prestação de serviços de assessoria na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo foi assinado na manhã de hoje, dia 15 de abril, entre o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo-Corede/VRP e a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. A assinatura do documento ocorreu no Gabinete da Reitoria entre o presidente em exercício do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry e a Reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, e acompanharam o ato o Vice Reitor da Unisc, professor Eltor Breunig e a secretária operacional do Corede/VRP, Diana Filipina Anton Roehrs (foto).
A contratação se deu através do Processo Licitatório nº 01/2016, sob a modalidade Carta Convite nº 01/2016, da qual participaram duas instituições de ensino superior e uma empresa de assessoria, consultoria e gestão empresarial, sendo que recaiu a escolha da proposta de menor preço a licitante Universidade de Santa Cruz do Sul. O convênio para a atualização dos 28 Planos Estratégicos Regionais foi celebrado entre o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento e a secretaria de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional – Seplan – nº 1636/2015.
A atualização do Plano Estratégico, geralmente feita a cada quatro anos em todas as regiões coredianas do Rio Grande do Sul, é uma oportunidade que a sociedade tem de discutir a complexa composição social, politica e econômica que define uma região, além de gerar condições de levantamento e de análises que possibilitam, entre outros aspectos, a organização de banco de dados para pesquisa, a definição de projetos importantes e a identificação de áreas de atuação para diferentes setores da sociedade. Ao mesmo tempo é premente que processos participativos viabilizem uma discussão aberta junto à comunidade em diferentes momentos de sua realização, visando estabelecer um diálogo entre a equipe técnica e representantes da região e, assim, apontar propostas que sejam adequadas aos interesses e necessidades existentes. O atual Plano Estratégico foi publicado em 2010, tendo sido elaborado também por uma equipe técnica da Unisc.
Publicidade
A coordenação do Plano Estratégico no Vale do Rio Pardo estará a cargo do Conselho Regional de Desenvolvimento e a coordenação técnica será do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-Mestrado e Doutorado da Unisc, professor Rogério Leandro Lima da Silveira e da professora Heleniza Ávila Campos. A atualização do Plano Estratégico inicia a partir de agora e se estenderá até o final do ano, com a publicação e a síntese das etapas se dará da seguinte maneira: diagnóstico técnico (sistematização de dados), análise situacional (interpretação técnico-política), referenciais estratégicos (visão, vocação, valores), matriz FOFA (potencialidade, desafios, riscos e limitações), carteira de projetos (programas, projetos, ações), definição de modelo de gestão de processo e divulgação e implementação. Para a efetivação dessas etapas será fundamental a participação de toda a comunidade e lideranças da região, nos seminários que acontecerão nas duas microrregiões, Baixo Vale do Rio Pardo e Centro Serra.
Para a construção da primeira etapa, que é a diagnóstico, análise situacional e a matriz FOFA, estão previstos seminários no dia 24 de maio em Santa Cruz do Sul, na Unisc e no dia 31 de maio, em Sobradinho, na Câmara de Vereadores. Já para construção da segunda etapa, que é a apresentação da matriz FOFA, a definição de macro objetivos, a oficina de propostas por grupos e a apresentação das mesmas, está previsto um seminário no dia 28 de junho, em Sobradinho e no dia 12 de julho, em Santa Cruz do Sul. E no dia 6 de setembro as duas microrregiões deverão se reunir em Santa Cruz do Sul para o seminário de apresentação do relatório de propostas, que é a carteira de projetos.
A coordenação do Plano Estratégico contará com uma equipe de professores, prestadores de serviços e estagiários, que, seguindo as orientações metodológicas, o processo de planejamento estratégico deverá contemplar seis dimensões, ou eixos temáticos: dimensão histórica, dimensão social e cultural, dimensão infraestrutural, dimensão econômica, dimensão ambiental e dimensão institucional. Farão parte da equipe: profª Rosane Bernardete Brochier Kist, Mizael Dornelles (base cartográfica temática), Mariana Barbosa de Souza, profª Rosi Cristina Espíndola da Silveira, prof. Luiz Carlos Schneider, Valéria Borges Vaz (Coordenadora NGP Unisc), prof. Silvio Cezar Arend, Vônia Engel da Costa Pinto, prof. Markus Erwin Brose (responsável pela organização da metodologia de trabalhos em grupo) e mais quatro estagiários.
Publicidade
This website uses cookies.