Corede/VRP define os membros da assembleia do próximo biênio

Com a participação de 99 pessoas, o Conselho Regional de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), realizou assembleia na manhã desta terça-feira, 7, na sala 101 da Unisc, quando elegeu os novos integrantes da Assembleia Geral Regional, biênio 2022/2024.

A partir destes representantes (ver quadro abaixo), o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, fará a convocação da assembleia dentro de algumas semanas a fim de eleger a diretoria executiva e o conselho fiscal. Como algumas representações ainda estão em aberto, o Conselho Regional fará divulgação, para que até a próxima assembleia, essas vagas sejam preenchidas.

LEIA TAMBÉM: Centro Vocacional Tecnológico estuda retomada de atividades

Publicidade

Plano estratégico

Outro assunto debatido foi a atualização do Plano Estratégico Regional com a participação do professor Markus Erwin Brose, que vai ser coordenado o processo ao longo desse ano. Ele explicou que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) acordou com o Fórum dos Coredess uma revisão e atualização dos 28 planos estratégicos de desenvolvimento no estado ao longo de 2022.

Na região do Corede/VRP, a Unisc vai coordenar esse processo, sendo a tarefa assumida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). As informações quanto ao formato desse processo de revisão e atualização foram encaminhadas aos Coredess em março. Desde abril de 2022 o PPGDR vem procedendo à etapa a ser concluída até julho, que consiste de uma análise detalhada da carteira de 39 projetos definida pelo Corede no processo de planejamento em 2015/16.

LEIA TAMBÉM: Assembleia do Corede debate a aplicação dos recursos

Publicidade

Os representantes

Membros natos

  • Representantes de senadores e ou deputados: Prissila Bordignon, representante do deputado federal Marcelo Moraes; Cristian Wagner – representante do deputado federal Heitor José Schuch; Eliana Maria Giehl, representante da deputada estadual Kelly Moraes; e Arlindo Emmel Neto, representante do deputado estadual Adolfo José Brito.
  • Representante de universidade: Carmen Lúcia de Lima Helfer (titular) e Isabela HoltermannLagreca (suplente)
  • Representante da Emater/RS-Ascar: Carlos Corrêa da Rosa (titular) e Luis Fernando Marion (suplente)
  • Representante do CVT Vale do Rio Pardo: Ramiro Pereira Rêgo (titular) e Paulo Jourdan Reis (suplente)
  • Representantes do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo: Rafael Kirst (titular) e Michele Braun (suplente)
  • Representantes do Parque Científico e Tecnológico Regional: Alexandre Dal Molin Wissmann (titular) e Alessandro Tatsch (suplente)

LEIA MAIS: Corede Vale do Rio Pardo fará renovação da Assembleia

Representantes de segmentos da sociedade civil organizada

Publicidade

  • Classe trabalhadora – rural, comércio, serviços e indústria, indicados pelos sindicatos: Aldemir José de Menezes Santos, Sérgio Luiz Reis, Salete dos Passos Faber e DelmarWeide (titulares e Andreia Gabe, Bernadete Frantz, Alceu Mergen e Gilmar Rodrigues de Oliveira (suplentes)
  • Classe empresarial – rural, comércio, serviços e indústria, indicados pelas entidades associativas: José Daltro Emmel, Cláudio Mattanna, JersonLuisHaag e Norberto Raul Hass (titulares) e João Carlos Guarienti, Nicanor Dias Moraes, Moacir Rocha e Ernani Bayer (suplentes)
  • Uniões de Associações Comunitárias (um rural e um urbano): Regis Dattein Solano e Marco Antonio Dornelles (titulares) e Ismael Gomes e Mateus Hentzke (suplentes)
  • Cooperativas: Romeo Muller, Maria Goreti Ogliari e Eluana Lopes (titulares); e Irineu Wagner, Monica Moares e Débora Bergmann (suplentes);
  • Micro e pequenos empresários (1 titular e 1 suplente): sem representante
  • Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Atuvarp): Letícia Wagner (titular) e Jesus Edemir Rodrigues (suplente)
  • Entidades de profissionais liberais, religiosas, clubes de serviço, entidades culturais, de promoção social, movimentos ecológicos, de defesa da cidadania e similares: Beatriz Elena Funck Rosauro, Fábio Roberto Azevedo, Adair Pozzebon (titulares) e RosemariHofmesiter e WanoirSehn (suplentes)
  • Agremiações estudantis oficiais: Taila Carolina Denardi (titular)
  • Órgãos públicos em nível estadual: Gilmar Luiz Colombelli (titular) e Maria Zilá Solano (suplente)
  • Área da educação: Micheli KatianiRech (titular) e MarleteZuchetto Machado (suplente)
  • Área da saúde: Clair Tornquist (titular) e Simoni Andréa Gollmann (suplente)
  • Área do meio ambiente e agroecologia/produção orgânica: Melissa Lenz (titular)
  • ONGs: Paulo Valdir Mans (titular) e Áurea Binz (suplente)

LEIA TAMBÉM: Brum: foco foi desburocratizar e agilizar para atrair investimentos ao Rio Grande do Sul

Área da Segurança Pública: sem representante

  • Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas do Trecho 8: sem representante
  • APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do VRP: sem representante
  • Comitê pardo: Valéria Borges Vaz (titular) e Verushka Goldschmidt Xavier de Oliveira (suplente)
  • Desenvolvimento local e regional: sem representante
  • Pessoas com deficiência: Alessandra de Quadros (titular) e Tania Lair Manske (suplente)

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo pode perder R$ 38 milhões com a mudança no ICMS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.