O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza hoje a segunda assembleia pública microrregional para escolha dos programas do Plano Estratégico Regional e delegados para a Consulta Popular deste ano. O encontro aberto ao público, especialmente dos 15 municípios do Baixo Vale do Rio Pardo (Centro e Sul da região), começa às 13h30, na sala 101 do campus da sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na última terça-feira ocorreu a primeira reunião, na Prefeitura de Sobradinho, congregando os oito municípios do Centro-Serra.
As assembleias públicas microrregionais fazem parte da segunda etapa do processo da Consulta Popular. Os encontros servem para a escolha de até cinco programas do Plano Estratégico Regional, entre aqueles compatíveis com as propostas e ações do Plano Plurianual (PPA) vigente. Os participantes também definem os delegados, na proporção de um para cada 30 presentes. Em caso de fração igual ou superior a 15, há a eleição de mais um. Para a validade, é necessária a participação mínima de 30 pessoas na reunião.
Na assembleia de Sobradinho, na semana passada, os participantes elegeram como principal demanda entre os programas a aquisição de equipamentos para a segurança pública (coletes balísticos). Além disso, foram escolhidos projetos para a correção, recuperação e manutenção do solo; fortalecimento das agroindústrias familiares; apoio à produção de leite; e inspeção dos serviços sanitários nas agroindústrias. Destas cinco, duas deverão ser defendidas na assembleia geral ampliada.
Publicidade
O valor destinado para a Consulta Popular na região do Vale do Rio Pardo será de R$ 2.028.571,43 para o atendimento das demandas com recursos do orçamento do Estado de 2018. A consolidação da cédula de votação da Consulta Popular ocorre no dia 12 de julho, às 14 horas, na sala 108 da Unisc em Santa Cruz do Sul, na assembleia geral ampliada, que será constituída pela comissão regional, assembleia geral regional do Corede/VRP e delegados eleitos nas assembleias públicas microrregionais.
A votação das prioridades será em três dias: 1º, 2 e 3 de agosto. Para poder votar, o cidadão terá que ser eleitor com título válido. A votação será somente de forma eletrônica: internet, através do site www.consultapopular.rs.gov.br, ou off-line, por meio de aparelhos celulares.
Publicidade
This website uses cookies.