Categories: Regional

Corede lança livro do Plano Estratégico nesta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, 14, a população do Vale do Rio Pardo vai conhecer as principais necessidades para o desenvolvimento da região, apontadas no Planejamento Estratégico de Desenvolvimento (PED). O livro, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional (Corede), será lançado às 15h30, na sala 108 do Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Depois, o documento poderá ser acessado no site da instituição de ensino, em formato de e-book.

A coordenação técnica do PED do Vale do Rio Pardo começou em fevereiro do ano passado, sob responsabilidade do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Rogério Leandro Lima da Silveira. O primeiro passo foi a formação de uma equipe interdisciplinar formada por professores, prestadores de serviço e estagiários que, junto com o Corede, analisou o documento anterior, verificando o que havia se concretizado ou não.

Em seguida, ocorreu a parte mais demorada do trabalho. O diagnóstico técnico envolveu a sistematização de dados e durou quatro meses. Depois, houve a interpretação técnico-política das informações e a elaboração da visão, vocação e valores da região. A partir disso, construiu-se a carteira de projetos prioritários até o ano de 2030. Esse foi um momento para a sociedade discutir a composição social, política e econômica da região.

Publicidade

De acordo com o presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, o livro é a síntese das discussões realizadas desde o ano passado. “É a identificação do que precisa ser feito para que a população da região alcance uma qualidade de vida ideal”, explicou. No PED foram trabalhadas quatro dimensões: institucional, sociocultural, econômica, infraestrutural e ambiental. Dentro disso, foram elaboradas cinco estratégias regionais, subdivididas em 39 projetos.

O objetivo do PED, segundo Petry, é servir como orientador  para o desenvolvimento da região. “A partir disso, vamos buscar formas de captar os recursos necessários para a concretização dos projetos”, salientou. Uma das maneiras é a Consulta Popular. Conforme Petry, todas as propostas eleitas para receber investimentos já estavam incluídas no Planejamento Estratégico. “Mas não podemos depender só da Consulta. É necessário articular as entidades e buscar parcerias público-privadas”, observou.


Capa do livro

Publicidade

Consulta Popular

Antes do lançamento do livro serão divulgados, em detalhes, os resultados da Consulta Popular deste ano, realizada na semana passada. Serão consolidados e detalhados os projetos eleitos, com a participação dos técnicos dos órgãos executores das demandas eleitas. A Consulta popular teve a participação de 39.028 eleitores e escolheu como prioridades projetos nas áreas de saúde, segurança pública e agricultura.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.