Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VALE DO RIO PARDO

Corede completa 29 anos de atuação neste sábado

Heitor Petry é o atual presidente do Corede Vale do Rio Pardo

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) celebra 29 anos de atuação neste sábado, 20. Atuando como um fórum de discussão e decisão sobre políticas e ações que visem ao desenvolvimento regional, foi instalado oficialmente em 19 de dezembro 1991, em Rio Pardo.

Sua abrangência territorial inclui 23 municípios do Vale do Rio Pardo: Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.


Os objetivos dos Coredes, segundo lei estadual, são a promoção do desenvolvimento regional harmônico e sustentável; a integração dos recursos e das ações do governo na região; a melhoria da qualidade de vida da população; a distribuição equitativa da riqueza produzida; o estímulo à permanência do homem em sua região e a preservação e recuperação do meio ambiente.

Publicidade

LEIA MAIS: Corede aguarda dados oficiais da Consulta Popular 2020

O presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, destaca que a entidade sempre procurou ser um espaço acolhedor das demandas regionais, onde as instituições representadas pudessem debater os temas importantes, estabelecer os planos estratégicos e agir em consonância com aquilo que estava de acordo com o desenvolvimento da região.

Petry lembra que esteve presente na instalação do Corede/VRP, então como presidente da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, e vem acompanhando as atividades da associação ao longo desta história de 29 anos. “O Corede é um espaço para a defesa do desenvolvimento na lógica da sustentabilidade, compreendendo a geração de renda e os aspectos econômicos em harmonia com a questão ambiental. E que este contexto possa gerar qualidade de vida para as pessoas no âmbito social”, observa.

Publicidade


O presidente diz ainda que foi um ano de muitos desafios para todos. “Houve os impactos de uma forte estiagem que assolou a região, além da pandemia, em que tivemos que nos adequar. Conseguimos encerrar o ano com o cumprimento do papel do Corede, com o envolvimento dos Comudes e das instâncias públicas e privadas”, cita.

LEIA MAIS: ACI Santa Cruz divulga nota contra o reajuste do IPTU pelo INPC

Ele garante que o compromisso do Corede é estar integrado em todas as instâncias, harmonizado com aquilo que é o anseio da comunidade na busca de dias melhores. “A região pôde acessar recursos públicos graças ao engajamento de lideranças e da comunidade e daqueles que acreditaram no processo da Consulta Popular”, define. Petry aponta ainda que é preciso lembrar das pessoas que fizeram parte desta história e que ainda estão integradas, mesmo num ano muito complicado.

Publicidade

Na próxima terça-feira, 22, às 14 horas, haverá assembleia geral regional do Corede/VRP. Na pauta estará a definição do destino e do rateio dos recursos da Consulta Popular 2020/2021.

COORDENADORES E PRESIDENTES

1991/1993
Coordenador: Paulo Cezar Begnis, prefeito de Rio Pardo

Publicidade

1993/1995
Coordenador: Denis Colossi

1995/1997
Presidente: Almedo Dettenborn, prefeito de Venâncio Aires

1997/1999 a 1999/2001
Presidente: Luiz Augusto Costa a Campis

Publicidade

2001/2003
Presidente: Rogério Silveira (permaneceu até dezembro de 2001)

2003/2005
Presidente: Luiz Augusto Costa a Campis

2005/2007 a 2015/2017
Presidente: Mariza Terezinha da Motta Christoff

2017/2019 a 2019/2021
Presidente: Heitor Álvaro Petry

LEIA MAIS: Apoio à produção da agricultura familiar é prioridade entre os eleitores

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.