Categories: Regional

Corede celebra 25 anos de criação

Com um encontro de homenagens e confraternização, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) celebrou no fim da manhã desta terça-feira os 25 anos de instalação, que ocorreu dia 19 de dezembro de 1991. Durante o encontro, no Restaurante Centenário, a diretoria executiva fez a entrega de certificados de reconhecimento aos ex-presidentes e à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), instituição parceira desde a fundação. O ex-governador Alceu Collares, que comandava a administração estadual na época da criação do Corede, suspendeu a participação na manhã desta terça-feira por questões de saúde.

O Corede/VRP foi o 15º criado no Rio Grande do Sul. Atualmente há 28 no Estado, sendo o Fórum das entidades presidido por Paulo Roberto Oliveira Fernandes, que também participou do encontro de confratenização, assim como o coordenador geral da Consulta Popular junto à Secretaria Estadual de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), Theonas Baumhardt. Entre os ex-presidente, apenas o ex-prefeito de Rio Pardo, Paulo Begnis, e de Venâncio Aires, Almedo Dettenborn não participaram do encontro.

O atual presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, lembrou da reunião de fundação da entidade em 1991, no Clube Literário e Recreativo, de Rio Pardo, com a participação de 16 prefeitos da região, 16 presidentes de Câmara de Vereadores, além de representantes da classe trabalhadora, empresarial conselhos municipais de saúde e meio ambiente, união de associações comunitárias, cooperativas de produção, setor do turismo, esporte e lazer, profissionais liberais, associação dos secretários municipais de educação e cultura, aposentados, representantes das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) e deputado estadual com domicílio eleitoral na região, que fazem parte da composição da assembleia geral regional.

Publicidade

Os certificados de reconhecimento foram entregues aos ex-presidentes Denis Colossi, Luiz Augusto Costa a Campis, Rogério Leandro Lima da Silveira e Mariza Terezinha da Motta Christoff  e à reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer. Um dos mais tradicionais pedetistas da região, Tely Ruben Tornquist, recebeu a condecorações por Alceu Collares. A professora Mariza Christoff, que se afastou da presidência do Corede em maior deste ano por problemas de saúde, também recebeu uma placa de reconhecimento público da Unisc pela dedicação, competência e entusiasmo que comandou o Corede entre 2005 e 2016. Da mesma forma, a secretária executiva, Diana Anton ganhou uma homenagem.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.