Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RETORNO

Coral Amigas do Canto retoma as suas atividades após a pandemia

Foto: Caroline Garske

Integração com arte: as participantes se reúnem semanalmente no Tênis Clube

A pandemia restringiu muitas atividades. Algumas já voltaram à normalidade, mas outras apenas agora estão retornando. É o caso do coral Amigas do Canto, de Santa Cruz do Sul. O grupo de mulheres, todas com mais de 50 anos, se reúne todas as terças no Tênis Clube. E foi na última terça-feira, 30, que elas se encontraram pela primeira vez desde a paralisação. 

A última aula foi em dezembro de 2019. Depois da tradicional parada de férias, elas retornariam em março de 2020. No entanto, foi naquele mês que a pandemia surgiu e, por segurança, as atividades foram restringidas. “O coral é remanescente de um grupo que tínhamos há mais de dez anos no Goiás. Faz uns cinco anos, mais ou menos, que viemos para o Tênis. Podemos dizer que todas nós somos amigas, por isso o nome. Todas nós nos identificamos pela música e pela amizade; é uma coisa que, para nós, é muito forte”, conta Diana Rocha, uma das integrantes do coral.

LEIA TAMBÉM: Coral Cantare è Vivere celebra Bodas de Prata

Publicidade

Além de marcar a volta após mais de dois anos, na terça-feira, 30, foi realizada também a primeira aula do novo regente, Everson Tavares. Ele substitui a até então regente Miriam Ritter Mateus, que passa a ser integrante. De acordo com as mulheres do grupo, a pandemia fez com que elas interrompessem as atividades, mas não foi suficiente para que se calassem. As conversas continuaram acontecendo pelas redes sociais, principalmente por WhatsApp, o que colaborou para que elas mantivessem o amor pela música. “Foi bem difícil. Era recorrente, quando a gente se encontrava, falar naquela vontade de retomar”, frisa Raquel Zimmer.

Na terça-feira, 30, também esteve presente no ensaio a dinda do Coral Amigas do Canto, Aurinha Hansen. “Quando a gente veio aqui para o Tênis Clube, elegemos uma madrinha para o coral, pela afinidade que a gente tinha, e porque ela gostava muito das nossas músicas, que é a dona Aurinha”, ressalta Vera Cristina Kothe, outra integrante.

LEIA TAMBÉM: “Deriva” é o novo romance da patrona da 33° Feira do Livro de Santa Cruz

Publicidade

O principal objetivo do grupo não é se apresentar, mas antes da pandemia elas realizavam algumas apresentações em hospitais, asilos, igrejas e até na Oktoberfest. “Estamos muito felizes, entusiasmadas e com uma expectativa boa. Vai ser bem legal”, completa Elga Assmann. O coral canta músicas de variados estilos, em alemão, inglês e português. Após o primeiro ensaio deste ano, na terça-feira, o grupo de mulheres confraternizou em um jantar. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.