Em meio aos impactos da guerra na Ucrânia e de uma possível recessão nos Estados Unidos – com impactos sobre a economia global –, o Banco Central (BC) continuou a apertar os cintos na política monetária.
LEIA TAMBÉM: Aumento da Selic: entenda como isso impacta no seu bolso
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 13,25% para 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Esse foi o 12º reajuste consecutivo na taxa Selic.
Publicidade
O economista do IBMEC William Baghdassarian destaca que a alta de preços é provocada por fatores internos e externos: “A gente teve um aumento por conta de fatores externos e domésticos. Basicamente a inflação americana, a incerteza da covid e guerra. E, no mercado doméstico, a questão de a gente ainda ter uma inflação elevada, muito a questão do dólar, o preço da energia, o preço da gasolina ainda pressiona um pouco – por mais que o preço do consumidor tenha caído, mas tem uma certa pressão -, e um item que acaba trazendo muita incerteza é a questão das eleições de outubro. Menos pela questão da da linha ideológica de cada candidato, mas, principalmente, sobre que tipo de atuação econômica ele vai ter a partir de janeiro.”
LEIA TAMBÉM: Custo da cesta básica em Santa Cruz tem aumento de 0,93% em julho
A Selic é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, e serve de referência para as demais taxas da economia. No entanto, as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, porque ela é apenas uma parte do custo do crédito.
Publicidade
Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores. Entre eles, o risco de inadimplência, o lucro e as despesas administrativas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.