Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novo formato

Copa do Mundo 2026 terá 12 grupos com quatro equipes

Copa do Mundo passa a ter 104 jogos

A Fifa decidiu mudar o formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira da história a ser disputada com 48 seleções: o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada: os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final. Com a mudança, os times que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito jogos, em vez dos históricos sete.

A decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa – instância mais alta da entidade – reunido nesta quarta-feira em Kigali, capital de Ruanda. O país também será sede do Congresso da Fifa, na próxima quinta-feira, quando Gianni Infantino será reeleito para um novo mantado, até 2027.

LEIA MAIS: Argentina conquista o tricampeonato mundial e consagra Lionel Messi

Publicidade

Quando decidiu ampliar o número de seleções na Copa do Mundo para 48 seleções, a Fifa inicialmente planejou dividi-las em 16 grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata (que também teria 32 seleções).

Não demorou para a Fifa perceber que o formato tinha problemas, como, com três seleções num grupo, a última rodada sempre teria um deles descansando, o que poderia permitir aos dois em campo fazer um jogo “combinado” dependendo dos resultados anteriores.

LEIA TAMBÉM: A Copa do Mundo não acabou do jeito que Tiago Rech gostaria

Publicidade

Total de 104 jogos

O formato com 16 grupos de três já havia feito aumentar o número de partidas na Copa do Mundo – de 64, no formato que se despediu em 2022, para 80 jogos, no formato que estrearia em 2026. A Fifa já havia até decidido como os distribuiria entre os três países-sede do próximo Mundial: 10 no México, 10 no Canadá e 60 nos Estados Unidos.

Com a mudança para os 12 grupos de quatro times, o número de jogos vai para 104. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas.

LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa teve última rodada neste domingo

Publicidade

A Fifa também decidiu que o período de preparação para o Mundial será maior do que em 2022 (quando foi de apenas sete dias), assim como o tempo de descanso após o fim do torneio. Somados o tempo de preparação, a própria Copa e a janela de descanso até o reinício das atividades, a Fifa planeja um período de 56 dias – o que seria semelhante ao dos mundiais de 2010, 2014 e 2018.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile