Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Cruz do Sul foi escolhida para sediar a Copa RS de Muay Thai, um dos três mais importantes eventos da modalidade no Estado. A competição ocorreu no sábado, no Ginásio Poliesportivo, e contou com 120 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para um dos responsáveis pelo evento, Maurício Big Castilho, proprietário da academia de luta Big Fighters, a escolha do município como sede da competição reflete o trabalho realizado pelas academias locais. “Nós temos muita gente praticando o Muay Thai aqui, alguns buscam pelos benefícios para a saúde, outros acabam lutando mesmo. Hoje temos em torno de cinco ou seis academias que se dedicam ao esporte”, contou.
Presidente da Federação Gaúcha de Muay Thai, Eduardo Veríssimo observa que algumas características de Santa Cruz contribuíram para a escolha da cidade. “Além da localização central, que facilita muito a vinda dos atletas, é uma cidade que recepciona muito bem os visitantes e tem uma estrutura muito boa de evento, tanto é que hoje dois dos três eventos oficiais da federação são realizados aqui.” Segundo Veríssimo, a procura pelo esporte aumenta ano após ano. “Além dos benefícios para a saúde que já são conhecidos, como melhora do condicionamento físico e da autoestima, o Muay Thai é um esporte que proporciona crescimento pessoal e profissional para os atletas, que conseguem mudar de vida através da luta. É um esporte de inclusão social”, avaliou.
A Copa RS, que também contou com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, é classificatória para uma das 15 vagas para a Copa dos Campeões. Ela será realizada no dia 1ª de dezembro, também no município.
Publicidade