A Coordenadoria Municipal da Diversidade apresentou, no final da tarde desta terça-feira, 8, o Plano Municipal de Políticas Públicas e lançou a Cartilha da Diversidade para a comunidade de Santa Cruz do Sul. O projeto prevê 30 diferentes ações em prol da comunidade LGBTQIA+. O evento foi realizado no Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz e contou com a presença de membros do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), autoridades e outros convidados.
Quem está à frente de todo esse trabalho é o titular da Coordenadoria da Diversidade, Ruben Quintana. De acordo com ele, Santa Cruz do Sul é pioneira, já que é o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a ter uma coordenadoria. “E passa, nesse momento, a ser um dos primeiros municípios do Brasil a apresentar um plano de políticas públicas da diversidade.”
LEIA TAMBÉM: IBGE divulga primeiro levantamento sobre população LGBTQIA+ no Brasil
Publicidade
No grupo das 30 ações, estão iniciativas como a criação da Lei Anti-LGBTFobia, projetos para uma casa de passagem e um ambulatório para atendimento especializado da população trans. Além disso, um calendário de eventos já foi apresentado para 2023. Entre eles está a Feira da Diversidade, em 11 de março, e a Parada da Diversidade, em 21 de maio. “São projetos grandiosos. Um deles é também o Transformação, que visa especificamente empregabilidade e renda, mais voltado à população trans”, destacou Quintana.
Representando o Governo do Estado, o coordenador estadual da diversidade sexual, Dani Morethson, parabenizou a comunidade santa-cruzense pelas iniciativas da atual gestão. “O que o Ruben está fazendo, em três meses de gestão, tem coordenadorias no estado que não fazem há quatro anos. Merece nosso respeito e admiração”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova a criação de departamentos da mulher e da diversidade
Publicidade
Para finalizar o evento de apresentação e lançamento, a prefeita, que também é madrinha da Diversidade de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, salientou que está orgulhosa com o projeto. “Assim como a Coordenadoria da Mulher, que ultrapassou diversas barreiras e foi com o tempo alcançando patamares, a Coordenadoria da Diversidade vai pelo mesmo tamanho”, frisou Helena. “Sempre tive essa bandeira de ser a prefeita de todas as pessoas e nunca fazer distinção de ninguém”, completou.
A Coordenadoria da Diversidade fica junto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Esporte.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.