Regional

Coopervec comemora dez anos de atuação com festa no sábado

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) comemorou dez anos de fundação na última segunda-feira, 28. A instituição conta, atualmente, com 104 produtores associados e comercializa diversos produtos, desde verduras, frutas e pães até derivados de cana-de-açúcar, embutidos, conservas e massas, entre muitos outros. Para celebrar a primeira década de existência, uma festa será realizada neste sábado, 3, no Clube Vera Cruz, com a participação dos cooperados, famílias, parceiros e autoridades da região.

Conforme Luciane Silva, responsável pelo setor administrativo, parte das vendas se destina ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dos municípios de Vera Cruz e Vale do Sol, mas há também fornecimento para a Polícia Penal, Exército e escolas estaduais. Não há uma estimativa sobre a quantidade em toneladas, mas ela garante que a demanda é elevada e constante, e exige toda a produção dos associados. Além disso, muitos produtos são orgânicos – isto é, livres de fertilizantes e aditivos químicos e agrotóxicos.

LEIA TAMBÉM: Expositores comercializam mais de R$ 2,6 milhões na Feira da Produção

Publicidade

“É importante destacar que começamos com 38 associados e hoje são mais de cem, tivemos avanços significativos ao longo dos anos”, diz a presidente Dais Daniele Schubert. Segundo ela, cada novo produtor que busca se associar demonstra que o trabalho está sendo bem-feito e dá retorno para os integrantes. “Hoje é muito gratificante ver que para muitas famílias a renda vem toda das vendas para a cooperativa”, completa. Exaltou ainda a capacidade de recuperação após a pandemia de Covid-19 e a compra de um caminhão para auxiliar nas entregas.

“Hoje, quando vamos a outros municípios explicar como funciona a nossa cooperativa, nós só recebemos elogios”, ressalta Dais. Ela dedica todo esse sucesso ao empenho dos agricultores, que buscam sempre a qualidade e conseguem se adaptar às novas demandas do mercado. “Também saliento a atuação da diretoria e dos funcionários. Quando temos que tomar decisões, a responsabilidade não é de uma só pessoa.”

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo ganha três novas cooperativas escolares

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.