O último dia da Expoagro Afubra foi marcado pelo Encontro das Cooperativas Escolares, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro do Parque de Exposições da feira, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O evento contou com a participação de cerca de 100 estudantes, integrantes do Programa A União Faz a Vida (PUFV) e associados das cinco cooperativas escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo e das 11 associações de alunos que fazem parte da Federação das Cooperativas Escolares da Sicredi Centro Serra.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra encerra com R$ 60,8 milhões em negócios
Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o evento foi para partilhar experiências, trocar informações e conhecimentos. “Acreditamos que o cooperativismo possa contribuir para um mundo melhor. Os alunos mostraram a evolução do movimento do cooperativismo escolar”, destacou Petry. Na abertura do encontro estava também o vice-presidente da Sicredi VRP, Pedro Carlos Thessing; o vice-presidente da Sicredi Centro Serra, Ciro Bavaresco; o assessor de Programas de Relacionamento da Central Sicredi Sul, William Santos; a assessora técnica do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila; e o representante da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Geraldo Back.
Publicidade
Durante o evento, os estudantes foram divididos em quatro salas, onde cada uma tinha uma temática ligada à cooperação: Empreendedorismo, Sonhos, Escola e Tecnologia. Os grupos foram incentivados a refletirem sobre os temas e usarem a criatividade para a criação de trabalhos diversos que foram apresentadas aos demais. Os resultados foram a criação de um grupo em um aplicativo de bate-papo para troca de informações sobre as cooperativas escolares, cartazes com frases e desenhos explicativos sobre a escola ideal, painéis com palavras-chave de como o empreendedorismo pode contribuir com a comunidade, entre outros.
Os facilitadores do encontro foram os assessores pedagógicos do Programa A União Faz Vida, Cristiane Biscaino, Rodrigo Rodrigues, Patricia Brum e Sônia Luz. Na avaliação da coordenadora do PUFV da Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Bartholomay, o evento foi bastante produtivo. “Não foram apenas bons trabalhos que foram produzidos nesta tarde, mas, sim, tivemos muito diálogo entre os facilitadores e os estudantes, troca de conhecimentos e histórias diferentes”, ressaltou ela. No fim da programação todos dançaram representando a união.
Publicidade
This website uses cookies.