Regional

Cooperativas Escolares de Sinimbu realizam ações ambientais e comunitárias no Dia C

O mês de julho foi de muitas ações, compromissos e de intensas programações aos estudantes participantes das Cooperativas Escolares Gotinha D’Água, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno; e Brotando da Terra, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guararapes, de Linha Almeida.

O Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho. O objetivo é demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais, além da iniciativa enaltecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

LEIA TAMBÉM: Ações de cooperação voluntárias arrecadam alimentos; saiba como ajudar

Publicidade

Essa foi a principal causa e motivação de diversas ações realizadas pelos associados das cooperativas escolares em Sinimbu. Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A Cooperativa Gotinha D’água, da EMEF Carlos Boettcher Filho, solidarizou-se com um fato ocorrido no dia 19 de junho, quando uma família da Comunidade de Rio Pequeno perdeu a casa devido a um incêndio. Foi feito um levantamento das necessidades da família. A partir disso, iniciou-se uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis com o auxílio de toda a Comunidade Escolar. Alimentos não perecíveis foram entregues à família e também uma televisão.

LEIA TAMBÉM: Concurso de Fotografia de Sinimbu recebe inscrições

Publicidade

Brotando da Terra, da EMEF Guararapes, de Linha Almeida

Já a Cooperativa Brotando da Terra, em grupos, atuou em defesa do Meio Ambiente. O departamento de Pesquisa, de Educação Cooperativa e de Comunicação, em parceria com o Departamento do Meio Ambiente do Município de Sinimbu e da agência Sicredi Sinimbu, compartilharam como ideia principal a confecção de um recipiente provisório para armazenar pilhas e baterias velhas até receberem um coletor, garantindo assim o descarte ideal desse material.

Outra ação foi a distribuição de embalagens para coleta de sementes de árvores nativas. Após serem selecionadas, serão enviadas para a Afubra, através do Programa Bolsa de Sementes. Também foram elaborados posts e vídeos para serem publicados nas redes sociais da Cooperativa.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu lança Projeto de Educação Disruptiva

Publicidade

Para o mês de setembro, ainda estão programando uma atividade de prevenção ao suicídio. A ideia é promover um encontro com uma profissional da saúde, para que ela converse com os adolescentes sobre o assunto. Além disso, pretendem criar uma “caixa do livramento” para guardar angústias, aflições e tristezas para em uma ocasião especial, simbolicamente, dar fim a tudo que os atormenta e agoniza. No Instagram da Cooperativa Brotando da Terra há um convite para postagens de frases motivacionais, sendo estas repostadas, a fim de ativarem bons sentimentos entre os estudantes.

As professoras orientadoras das Cooperativas Escolares, professoras Bianca Tamara de Siqueira e Franciele Pâmela Henn, que coordenaram o Dia C, estão satisfeitas com o envolvimento dos estudantes. “A ação realizada partiu de uma vontade e necessidade da comunidade local, e perceber que os estudantes estão sensibilizados por causas reais sinaliza que estamos contribuindo na formação deles,” frisa a professora Franciele.

LEIA TAMBÉM: Oito empresas entram na disputa para construir Emei em Linha João Alves

Publicidade

A professora Bianca complementa: “Por vezes, por mais simples que seja a ação, a intenção em ajudar alguém, da forma que sou capaz hoje, é algo modesto e faz muito bem. Assim, somos vistos, somos lembrados e somos inspiração para o próximo. Contagiar pelo bem e para o bem, isso passa pela educação na família, na escola, na comunidade.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.