A Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) está em negociações para ampliar os mercados de venda de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Um dos destinos pode ser a região de Erechim, através de parceria com a Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes). As partes discutiram o assunto em reunião nesta terça-feira, 14, na Secretaria Municipal da Agricultura, com representantes das cooperativas, da própria Secretaria, do escritório no município da Emater-RS/Ascar e da Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva).
Conforme o responsável pelo acompanhamento do setor agroindustrial da Secretaria, Rafael Câmara, as primeiras conversas tratam da venda do pescado venâncio-airense em Erechim e da aquisição de maçãs de produtores da Cecafes para consumo na Capital do Chimarrão. No encontro, a Cooprova manifestou interesse em, além do peixe, comercializadas aipim, batata e produtos de agroindústrias familiares para a região do Alto Uruguai. Já a Cecafes sinalizou com a possibilidade de entrega de arroz, farinha de milho, vinagre e leite para o município. Os produtores seriam entregues através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), de modo a atender a demanda de cada local.
Segundo Câmara, o assunto será amadurecido em novos encontros entre as partes. A reunião foi solicitada pela Cecafes, central de cooperativas reconhecidas pela comercialização de alimentos da agricultura familiar focada no desenvolvimento sustentável do cooperativismo solidário. A instituição aglomera 17 cooperativas, dos municípios de Erechim, Sananduva, Erval Grande, Aratiba, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Itati, Eldorado do Sul, Getúlio Vargas, Tapejara, São Valentim, Campinas do Sul, Esmeralda, Ipê e Caxias do Sul.
VISITA AGENDADA
Publicidade
Na próxima quarta-feira, 22, agricultores do município de Hulha Negra, no sudoeste do Estado, estarão em Venâncio Aires para visitar agroindústrias familiares do município. Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura, o grupo quer buscar informações sobre as rotinas de produção do setor agroindustrial nos segmentos de mel, ovos e aipim descascado.
This website uses cookies.