Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centro-Serra

Cooperativa escolar será implementada em Passa Sete

Na manhã dessa quinta-feira, 11, estiveram reunidos na sala da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (Smectdl) o prefeito de Passa Sete, Mauricio Ruoso; secretária Sinéia Donisete Bellini Rech; supervisora da escola Carmen Lisboa Trindade da Murta, professora Derlise Foletto; a Coordenadora do PUFV, Luci Fornari Abreu, assessora de desenvolvimento do cooperativismo Sicredi Centro-Serra; e o professor Everaldo Marini, mestre em Educação e assessor pedagógico em cooperativas escolares, para tratar sobre a primeira cooperativa escolar do município, a qual será implantada na Escola Carmen Lisboa Trindade, de Murta.

Cooperação e cidadania. São estes os princípios básicos do Programa ‘A União Faz a Vida’ desenvolvido pela Sicredi. O professor Everaldo Marini falou sobre o propósito, ambiente e funcionamento de uma cooperativa escolar, destacando que ela se desenvolve como um laboratório de aprendizagem para alunos e comunidade, onde são vivenciados os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. “Através da cooperativa os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, a educação financeira, a valorização e respeito ao próximo”, disse Marini.

LEIA TAMBÉM: Emenda parlamentar deve possibilitar construção de pavilhão em Passa Sete

Publicidade

Para a secretária Sinéia, a implantação da cooperativa estimula os alunos a realizarem todo o processo de planejamento, organização e funcionamento com visão de uma educação cooperativa que age de forma a educar os jovens a desenvolverem projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade.

Já o prefeito Mauricio Ruoso destacou que o aprendizados adquirido pelos alunos contribui para o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

LEIA TAMBÉM: Moradores de Passa Sete formam grupo voluntário para auxiliar administração

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.