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Cooperativa escolar da Espírito Santo é inaugurada oficialmente

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 26, a primeira cooperativa escolar do município de Sobradinho, a Cooperativa Escolar Espírito Santo (Ceesa), criada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Programa A União faz a Vida, do Sicredi. A cerimônia de inauguração foi coordenada pelos alunos cooperados e contou com a presença do vice-prefeito Armando Mayerhofer, secretários municipais de Educação, Ivan Trevisan, e de Administração, Felipe Secretti, o coordenador de projetos de Cooperativas Escolares, professor Everaldo Marini, o vice-presidente do Sicredi Centro Serra, Ciro Bavaresco, a coordenadora de projetos do Sicredi, Luci Fornari Abreu, além da comunidade escolar, alunos e familiares.

Durante a solenidade houve apresentação de instrumentos de sopro a cargo de Keuvyn Moura, integrante da Banda Municipal, seguida de bênção proferida pela pastora Sara Hoppen e na sequência foi promovida a primeira assembleia geral ordinária da Cooperativa Escolar.

O projeto envolve 14 alunos do quinto ao nono ano da Escola Municipal Espírito Santo, coordenados pela professora Dula Dörs e traz como objeto de aprendizagem o aproveitamento de alimentos, sendo que já foram produzidas balas reaproveitando a casca da laranja e também reutilizando frutas como a banana, com apoio da Emater/RS-Ascar.

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Estrutura

A Ceesa será presidida pela aluna Schaiane da Silva Laguna, tendo como vice-presidente Rauana Kauane de Lima e secretária Iasmin Vitória de Oliveira Ferreira, que juntamente com os demais alunos cooperados, participaram de inúmeras capacitações abordando temas como: Os princípios do Cooperativismo; O que são e os objetivos das Cooperativas Escolares; Dicção e Oratória; Fotografia; Empreendedorismo e Elaboração de Atas, possibilitando aos estudantes ampliar seu aprendizado.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. O principal ponto de destaque é o protagonismo de crianças e adolescentes, únicos sócios das cooperativas escolares e os responsáveis pela administração e condução dos projetos.

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