Santa Cruz do Sul

Cooperativa de apicultores terá nova área na BR-471

A Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel) poderá contar, em breve, com um espaço próprio para impulsionar a produção de mel e a diversificação rural nas propriedades. Isso porque a Prefeitura de Santa Cruz do Sul formalizou nessa sexta-feira, 14, a cessão de um terreno de 239,7 mil metros quadrados para a cooperativa expandir o trabalho.

A área fica à margem da BR-471, no antigo Expresso Gaúcho. No local, a Copromel, que conta com 104 produtores associados do Vale do Rio Pardo, implantará meliponários para estudos e aprimoramento técnico, pela existência de uma área de preservação ambiental. 

LEIA TAMBÉM: Entenda porque as abelhas são essenciais para o ambiente e vitais para a agricultura

Publicidade

Para o presidente da Copromel, José Carlos Haas, o novo espaço veio em momento oportuno, pois o local atual não suporta mais a demanda da cooperativa. “Além da indústria, onde vai ser envasado e rotulado o mel, a área vem ao encontro da preservação ambiental. Queremos instalar abelhas nativas do Rio Grande do Sul, uma espécie sem ferrão e que estava praticamente extinta.”

A área também será usada para a ampliação do parque industrial e comercial da Copromel e a implantação de fábrica de sucos e conservas para processamento de frutas produzidas nas pequenas propriedades dos apicultores, integrando a atividade com a produção sustentável de alimentos. “A mudança para o novo espaço vai depender de recursos para viabilizar a estrutura”, ressaltou o presidente.

LEIA TAMBÉM: Dia do Apicultor: atividade que dá retorno a quem for bom profissional

Publicidade

A Copromel foi fundada em 2019 e, desde então, funciona em um prédio alugado em Linha Santa Cruz. “Nosso atual espaço ficou pequeno para a demanda. Até se pensou em alugar outro, o que iria gerar custos maiores”, contou Haas. Atualmente, o envasamento e a rotulagem são realizados no município de São Gabriel. “Com a nova estrutura, poderemos fazer aqui.”

A prefeita Helena Hermany e o secretário de Agricultura, Décio Hochscheidt, destacaram a diversificação rural e os reflexos positivos que haverá na geração de renda e oferta de mais produtos da apicultura.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.