Colunistas

Conversa franca com os candidatos

Estamos a pouco mais de dois meses das eleições. E nesta semana iniciou-se efetivamente a campanha, período em que candidatos ao Executivo (no País e nos estados), ao Legislativo e ao Senado apresentarão ideias e propostas. Em âmbito de Rio Grande do Sul, os projetos dos que almejam ser o governador para os próximos quatro anos tendem a ser do interesse de cada um de nós. Desses planos emergirá o cenário a partir do qual os gaúchos vão mirar o horizonte.

Talvez o cidadão, o eleitor, se assim fosse viável, quisesse conversar com cada um dos candidatos, olho no olho, para ouvir deles o que planejam para o Estado. Como é praticamente impossível que cada um, individualmente, tenha tal diálogo, a Gazeta cumpre com sua missão de informar e propor o debate e, de certo modo, assume a tarefa de sentar frente a frente com os que concorrem. Ao longo da semana, uma equipe de profissionais de nossa Redação Integrada empreendeu tal jornada. O jornalista Pedro Garcia, editor de Política e Economia; e o jornalista e comunicador Ronaldo Falkenback, coordenador de Jornalismo da Rádio Gazeta FM 107,9, acompanhados do fotógrafo Alencar da Rosa, montaram QG em Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem são os candidatos a governador do Rio Grande do Sul

Publicidade

Lá, a partir de cronograma prévio, minuciosamente alinhado com as assessorias de cada partido ou coligação, entrevistaram, sucessivamente, nove candidatos ao Piratini. O resultado das conversas o leitor da Gazeta do Sul poderá conferir a partir de segunda-feira, bem como o ouvinte da Rádio Gazeta poderá acompanhar graças às gravações feitas por Falkenback.

Esse é um esforço que a Gazeta, ciente de seu papel e responsabilidade na proposição de debate sério e proativo, realiza em favor de leitores e ouvintes (em sentido macro, em favor de toda a comunidade regional e gaúcha). Afinal, não são muitos os veículos de comunicação, mesmo os de atuação estadual, que se determinam a abrir espaço para que cada candidato exponha suas propostas.

Na prática, esse projeto editorial se traduzirá em duas semanas de debate aberto e franco. Serão nove edições diárias, entre a próxima segunda-feira e o dia 1º de setembro, com duas páginas inteiras dedicadas ao pensamento de cada candidato. No conjunto, representarão 18 páginas integrais de editoria (duas por dia, entre segunda e sexta-feira) disponibilizadas para que os chamados cabeças-de-chapa exponham ideias e planos. E 18 páginas, convenhamos, é mais do que muitos veículos, até mesmo tradicionais e de cidades maiores, por vezes apresentam de edição diária a seus leitores ou assinantes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Tudo isso para, em suma, enfatizar: a Gazeta, como fez ao longo de suas já quase oito décadas de existência, e como segue fazendo a cada novo dia, valoriza, e muito!, os temas mais importantes e de maior atualidade e futuro para o Vale do Rio Pardo. E, uma vez que a região, uma das mais importantes na socioeconomia gaúcha, em muitas de suas demandas depende diretamente do que planeja ou propõe o governador, é de máximo interesse ouvir e conhecer o que os que almejam esse cargo têm a dizer.

Bom final de semana!

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.