Santa Cruz do Sul

Converge Santa Cruz vai se transformar em associação

O movimento Converge Santa Cruz terá nesta quinta-feira, 27, a assembleia de fundação. A cerimônia representa a criação de uma associação, com eleição para a diretoria e conselho, para ampliar as capacidades de atuação no município e na região. O local será a sala 101, no bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 18h30. O evento terá ainda uma palestra de Tiago Guerra, diretor-executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), de Lajeado.

Conforme o empreendedor Rogério Augusto Pereira, sócio-fundador da DokaLab e um dos integrantes do movimento, o objetivo é oficializar o Converge Santa Cruz por meio de um estatuto. “É muito importante, pois nos confere legitimidade jurídica e força para levarmos adiante nossa visão estratégica”, afirma. A partir disso, será possível criar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que possibilitará a gestão de recursos financeiros para viabilizar ações sociais, participações em eventos e fomento ao ecossistema de inovação.

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA: Bispo detalha os planos para a Diocese de Santa Cruz

Publicidade

Do ponto de vista organizacional, explica Pereira, a mudança permitirá fortalecer os grupos de trabalho em andamento, assumir posições táticas e estratégicas em movimentos que agregam valor e focar os esforços em ações para o desenvolvimento de Santa Cruz e do Vale do Rio Pardo. “Sempre com o propósito de gerar inclusão e prosperidade das pessoas através da inovação”, acrescenta.

A eleição da diretoria e do conselho terá representantes da quádrupla hélice que compõe o Converge Santa Cruz: acadêmica, empresarial, governamental e sociedade civil organizada. Atualmente, o comitê executivo realiza reuniões mensais. Já os grupos de trabalho possuem pautas específicas, com objetivos e metas definidos, e organizam os seus encontros de maneira eventual.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo deve registrar temperaturas próximas a zero grau; veja a previsão

Publicidade

Eventos climáticos

Os eventos climáticos extremos dos últimos meses fizeram o movimento repensar o posicionamento. Segundo Rogério Augusto Pereira, antes do ocorrido, o foco eram as ações administrativas e o entendimento do ecossistema. “O impacto climático nos trouxe um senso de urgência em promover iniciativas voltadas à inovação de impacto social”, afirma.

Uma delas é um projeto social para crianças de 6 a 10 anos emocionalmente abaladas, além de apoio a parcerias para esclarecer dúvidas jurídicas das empresas afetadas pelas enchentes.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.