Converge vai incentivar ambiente de inovação em Santa Cruz

As quatro frentes que formam a “quádrupla-hélice” serão as responsáveis por fazer acontecer o Converge Santa Cruz. Chamado de ecossistema de inovação do município, o programa que visa incentivar a inovação e o empreendedorismo foi lançado oficialmente no final da tarde desta quinta-feira, 17, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As empresas, o poder público, a sociedade civil organizada e a universidade são as quatro hélices. A união desses atores é o que fará Santa Cruz entrar em um patamar nas quais outras grandes cidades já estão.

Presente no evento, a secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, disse que o Estado precisa de ecossistemas locais para que o ecossistema estadual possa se fortalecer. “Já somos um destaque nacional em ciência e tecnologias. Somos líderes, mas ainda pecamos na transformação do conhecimento em riqueza para que possa chegar lá na ponta, e isso só fazemos com esses movimentos de quatro hélices. É um caminho certo que Santa Cruz resolveu trilhar”.

LEIA MAIS: Ecossistema de inovação será lançado em Santa Cruz nesta quinta-feira

Publicidade

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Márcio Martins, afirmou que a atual gestão vai colocar em prática um berçário tecnológico. “Estudos bem avançados já mostram e nos dão um norte para que a gente tenha um espaço para as startups ou para que empresas inovadoras comecem a dar os primeiros passos. Nos colocamos à disposição e seremos, sim, parceiros em tudo que for necessário”, completou.

Rafael Henn, reitor da Unisc, salientou que uma das pás da quádrupla-hélice é levar a ciência em benefício para a sociedade. “Estaremos abertos para estar cada vez mais perto da sociedade, levando a ciência, a competência dos nossos docentes, e presentes na busca de solução das questões principais. Um ambiente de inovação só vai funcionar se todos nós trabalharmos de forma integrada”. Henn reiterou que o Converge será um movimento regional no que se refere à integração dos atores para o desenvolvimento de Santa Cruz e do Vale do Rio Pardo.

Durante o lançamento, Albano Mayer, fundador da Innconex, ministrou uma palestra. Mayer articulou a criação de programas similares em outros municípios, como o Pro_Move Lajeado e o Pacto Alegre, na capital gaúcha. Como exemplo, o empresário destacou o case de Lajeado, que recentemente ganhou o primeiro lugar como ecossistema em desenvolvimento no país.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.