Após tornar-se oficialmente uma fundação em 27 de junho deste ano, a Converge Santa Cruz tem se empenhado em diferentes frentes para promover o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável. A realização de encontros e a presença em eventos renomados consolidam a entidade e reforçam o objetivo do grupo. Além de se reunirem com empreendedores, líderes comunitários e autoridades do Vale do Rio Pardo, os integrantes da Converge apuraram as necessidades locais. Isso possibilitou o planejamento de ações para atender às demandas da comunidade.
Durante a campanha eleitoral, os representantes se encontraram com todos os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O momento foi fundamental para dialogar sobre as necessidades do segmento no município, além de evidenciar as oportunidades para a inovação. Diante da catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul, a Converge criou o grupo de trabalho Desastres Naturais. A iniciativa tem articulado projetos essenciais, voltados à prevenção e ao fortalecimento da resiliência, além da adaptação às condições climáticas. A entidade atuou com outras organizações para assegurar que as soluções implementadas causem um impacto duradouro e positivo.
LEIA TAMBÉM: Cultura representa 4% do PIB do Rio Grande do Sul
Publicidade
Mais recentemente, participou do meetup do South Summit Brazil 2025, realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além disso, contribuiu na preparação dos expositores que integram a Feira 4Black e estiveram no Empreendedorismo 360. E para fechar o ano, o grupo realizou uma palestra surpresa neste mês. Para os representantes da Converge, as ações têm o objetivo de engajar a comunidade e disseminar práticas sustentáveis, empreendedoras e inovadoras.
A entidade já traça os planos para 2025. O objetivo é expandir suas iniciativas com uma série de programas voltados ao desenvolvimento sustentável e à inovação. Planeja também um evento regional de grande porte, focado na integração de novas tecnologias ao setor empresarial local, para criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico resiliente e sustentável.
Apesar de Santa Cruz do Sul ser o ponto de partida e o foco da Converge, a entidade expandiu a sua atuação e marcou presença em uma série de eventos nos últimos meses. Isso permitiu criar novas parcerias, além de fortalecer a rede colaborativa. Um dos destaques foi a participação do diretor do Converge, Rogério Pereira, e do agente de Ecossistemas de Inovação, Rafael Gerhardt, no Encontro Nacional de Ecossistemas de Inovação – ELI Summit NA. Promovida pelo Sebrae NA, a atividade ocorreu em Petrolina (PE), em setembro. Nela reuniram-se ecossistemas de inovação de todo o País, proporcionando oportunidades para conexão e discussão sobre iniciativas inovadoras. Os participantes também visitaram a Mercopar 2024 e promoveram a palestra Desvendando os sinais do futuro, com Roger Medke.
Publicidade
Na Região dos Vales, estiveram na Feira do Livro em Lajeado, com o pré-lançamento do livro infantil Nina e a Aventura na Floresta das Emoções. Também contaram com representantes no Agrothon – Desafio do Agro, promovido pelo Living Agro + Vales.
Para a diretoria da Converge, os eventos foram fundamentais para consolidar a presença da entidade como uma facilitadora de conexões e uma promotora de ações voltadas ao desenvolvimento local. Proporcionaram ainda a visibilidade necessária para a associação, possibilitando a formação de novas parcerias e a integração com iniciativas que geram impacto positivo em áreas-chave, como sustentabilidade, educação, inovação e tecnologia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.