Categories: Regional

Convênio entre Ascnor e Juntos para Competir viabiliza Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros

A Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor) assinou na manhã desta quarta-feira, 4, um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) referente ao repasse de R$ 32 mil para realização do Pré-Projeto de Diagnóstico da Cadeia Produtiva de Hortifrutigranjeiros. O estudo abrange a área de atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio Pardo, que contempla 23 municípios. O valor foi repassado através do programa “Juntos para Competir”, uma parceria entre Farsul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae. Assinaram o documento, o presidente da Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), André Jungblut, a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, a gestora de Projetos, Kathleen da Silveira, e o executivo da Ascnor, Guilherme Souza.

De acordo com Jungblut, o estudo servirá para a produção de um anteprojeto de Desenvolvimento Rural para a região. “Com isso, em mãos, buscaremos a captação de mais recursos para um diagnóstico ainda mais aprofundado e o desenvolvimento rural na região de abrangência do Corede”, destacou. O valor ainda contempla a contratação da empresa prestadora do serviço, Fato Pesquisa Social e Mercadológica. A Fato desenvolve atualmente trabalho junto ao Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias Familiares e Alimentos do Vale do Rio Pardo, algo que beneficiará o Diagnóstico proposto pela Ascnor.

Com a conclusão do levantamento inicial e com a definição dos objetivos, previstos para março de 2016, será possível ter argumentos para buscar recursos para a segunda etapa. “A segunda etapa prevê ampla pesquisa entre produtores, membros do varejo e empresas relacionadas à cadeia produtiva de toda a região”, ressaltou. Todo o trabalho contará com o acompanhamento de um Núcleo Gestor, criado nas próximas semanas especificamente para este fim e composto por entidades de representatividade do setor.

Publicidade

ENTIDADE – O Projeto Santa Cruz Novos Rumos nasceu das discussões de diversas lideranças da sociedade santa-cruzense insatisfeitas com o desenvolvimento econômico e social do município. Liderado pela Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), a iniciativa tem sete anos de atuação. Criado em 2008, a partir de um amplo processo de discussões e envolvimento da comunidade santa-cruzense, o projeto está focado no planejamento estratégico de desenvolvimento socioeconômico do município para 20 anos (2008/2028). Atualmente, além do Diagnóstico da Cadeia de Hortifrutigranjeiros, estão em andamento o Plano de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento do Modal Racional de Transportes, Ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva, Criação de uma Plataforma Logística, Construção de Centro de Eventos e Convenções, Projeto Te Mexe, Guri!, Formação de um Banco de Dados Regional, entre outros.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.