O prefeito Airton Artus e o chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires, Vicente Fin, assinaram aditivo do convênio existente entre as partes. Conforme o documento, a Prefeitura aumentará o repasse financeiro mensal à entidade, permitindo a contratação de mais um técnico. O profissional em questão é o engenheiro agrícola Diego Barden, que focará seu trabalho na bacia leiteira e em produtores de gado de corte. O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira, 20, no gabinete do prefeito.
A designação do técnico responsável para atender os produtores de gado de leite e corte encontra eco nos números. Conforme dados da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura, a criação de bovinos e bubalinos representa hoje 5,8% do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) no município, o que no último levantamento realizado, em 2013, significou faturamento bruto de R$ 19 milhões. Juntos, os segmentos representam universo de cerca de 350 produtores no município.
Com o acordo, a equipe da Emater na Capital do Chimarrão passa a contar com nove extensionistas rurais. O grupo é responsável pelo atendimento ao público, elaboração de projetos de crédito e visitas a propriedades de mais de oito mil famílias englobadas. O trabalho acontece em parceria com o poder público municipal e órgãos como sindicatos e associações de produtores. Para cada técnico em atuação, a Prefeitura concede auxílio mensal de R$ 1.823,52 à entidade.
Publicidade
This website uses cookies.