A definição do quadro eleitoral no Rio Grande do Sul está próxima. Na quarta-feira, 20, inicia-se a temporada prevista pela legislação para realização das convenções partidárias, quando são aprovadas as candidaturas e alianças. O período termina em 5 de agosto, mas as datas agendadas pelas siglas indicam que o panorama da disputa estará desenhado ainda dentro deste mês.
A movimentação vai começar na quarta, com a convenção do PSC, que indicará Roberto Argenta para concorrer a governador. Embora tenha garantido o apoio do Solidariedade, o empresário ainda não tem chapa completa.
Ainda nesta primeira semana, sairão várias outras definições. Na sexta-feira, o PL vai aprovar a candidatura do ex-ministro Onyx Lorenzoni, que ainda não tem candidato a vice mas terá o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) como postulante ao Senado
Publicidade
. Já no sábado, uma das convenções previstas é a do Novo, que vai para a disputa com chapa pura, formada pelo advogado Ricardo Jobim e pelo professor universitário Rafel Dresch – o partido não vai lançar nome para senador. A outra será a do PSB, que pretende lançar o ex-deputado federal Beto Albuquerque a governador, mas ainda tem conversas em andamento com o PDT sobre uma possível união e segue com o restante da chapa em aberto.
LEIA TAMBÉM: Urnas eletrônicas terão tradução em Libras nas eleições de outubro
No domingo, a federação PT/PCdoB/PV deve confirmar a candidatura de Edegar Pretto ao governo. A frente também está com a chapa em aberto, já que Manuela D’Ávila (PCdoB) desistiu de concorrer ao Senado e ainda há expectativa de aliança com outra sigla de esquerda. Uma delas é o Psol, que, no entanto, se reunirá no mesmo dia para confirmar o ex-deputado estadual Pedro Ruas ao governo e o vereador de Porto Alegre Roberto Robaina ao Senado – ainda não há nome para vice. O dia ainda terá a convenção do Podemos, que lançará Lasier Martins à reeleição para o Senado, porém sem saber em qual chapa.
Publicidade
As demais convenções ocorrerão apenas a partir do sábado seguinte, dia 30. Nesse dia, o PP vai formalizar a chapa que tem o senador candelariense Luis Carlos Heinze na cabeça e as vereadoras da Capital Tanise Sabino (PTB) como vice e Nádia Gerhard (PP) como candidata a senadora, enquanto o PSTU confirmará a ex-presidente do Cpers Rejane de Oliveira ao governo e a ex-presidente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre Fabiana Sanguiné ao Senado – ainda sem vice. O PDT também tem convenção agendada para o dia 30, quando pretende indicar o ex-deputado Vieira da Cunha ao governo, embora isso dependa da evolução das conversas com o PSB – por isso, o restante da chapa também está indefinido.
Ainda em situação de impasse sobre uma possível coligação, MDB e PSDB vão realizar convenção no dia 31. O PSDB está federado com o Cidadania e tem garantido o apoio do União Brasil para a candidatura do ex-governador Eduardo Leite. Já o MDB, depois de lançar a pré-candidatura do deputado estadual Gabriel Souza, aprovou nesta semana indicativo para negociar com os tucanos. Tudo indica que a definição sairá ainda antes das convenções.
LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral convoca mesários que vão trabalhar nas eleições
Publicidade
O último dos principais partidos a se reunir será o PSD, no dia 1º de agosto. O partido tentará conduzir Ana Amélia Lemos de volta ao Senado, mas também não definiu com quem vai se aliar. A tendência é que seja com PSDB e MDB, mas também há propostas do PSC e do PSB.
A campanha começará oficialmente no dia 16 de agosto e o primeiro turno será no dia 2 de outubro. Também serão eleitos deputados e presidente.
As datas no RS
20/07 PSC
22/07 PL e Solidariedade
23/07 Novo, Republicanos e PSB
24/07 PT/PC do B/PV, Psol e Podemos
30/07 PP, PSTU, União Brasil e PDT
31/07 MDB, PTB e PSDB/Cidadania
1º/08 PSD
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade