Categories: Geral

Contratações do comércio melhoram taxa de desemprego

A taxa de desemprego recuou de 11,6% para 11,2% no trimestre encerrado em novembro, ajudada pelas contratações de empregados temporários no comércio para o período de fim de ano. Foi o melhor resultado desde maio de 2016 (também 11,2%), de acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nessa sexta-feira, 27, pelo IBGE. Pelos dados, foram abertos 378 mil novos postos com carteira assinada no setor privado no trimestre encerrado em novembro, elevando para 94,416 milhões o total de pessoas trabalhando no país.

LEIA MAIS: Mor tem 90 vagas para temporários

Ainda assim, o número de desempregados se manteve elevado – 11,863 milhões de pessoas –, enquanto a taxa de informalidade atingiu 41,1% no trimestre até novembro. Com isso, o país soma um recorde de 38,833 milhões de brasileiros em funções sem carteira assinada nem qualquer outro tipo de registro.

Publicidade

Os números do IBGE reforçaram a avaliação de que o mercado formal de trabalho está em rota de recuperação – ainda que de forma lenta – e levou alguns analistas a projetarem melhora mais acentuada a partir de 2020.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.