O número de mestres e doutores empregados aumentou significativamente nos últimos anos. Em 2009, o número de profissionais com mestrado e emprego formal era de 184.860 mil. No ano de 2021, o número passou para 441.983 mil, o que corresponde a um aumento de 139% em 12 anos. Já o número de doutores com emprego formal passou de 73.767 mil em 2009 para 215.530 mil em 2021, um aumento de 192,2%. Os dados são do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).
Os dados ainda apontam que entre 2009 e 2021, o crescimento do número de empregos formais de mestres (139%) e de doutores (192%) foi respectivamente mais de cinco e sete vezes superior ao do crescimento do emprego formal total ocorrido no Brasil no mesmo período, que somou 26%.
LEIA TAMBÉM: Desastres naturais, trânsito e alfinetadas; confira detalhes do debate de Santa Cruz
Publicidade
“Investir em profissionais capacitados na área de pesquisa é crucial, porque eles trazem conhecimento especializado, fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras e a tomada de decisões informadas”, sinaliza a diretora regional RH Américas da Alliance One, Juliana Sturmer Soares de Souza.
Para ela, profissionais altamente capacitados impactam diretamente na produtividade e na eficiência da empresa. Ao buscar profissionais com expertise, a empresa de Juliana já selecionou vários pesquisadores. Uma delas é Vanessa Rosana Ribeiro, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Quando começamos o mestrado e/ou doutorado nunca sabemos direito o que vai acontecer pelo meio do caminho, mas com certeza o objetivo principal é fazer a diferença, se qualificar e ser visto, e ser cada dia melhor no que nos propomos a fazer”, fala.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.