Presidente do MDB em Santa Cruz, o vereador Daiton Mergen contestou a afirmação feita pela coluna na semana passada de que a artilharia do ex-vereador Alex Knak contra o governo Helena Hermany coloca o partido em uma posição dúbia. Daiton alegou que os secretários de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, e de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, “não são filiados e não foram indicados pelo MDB de Santa Cruz do Sul”.
É, mas não é
Embora não seja filiado, Reis possui uma vinculação antiga e notória com a sigla. Já Oltramari é filiado desde 2019, mas possui domicílio eleitoral em Porto Alegre. Ambos, de fato, não foram indicados pelo partido, mas escolhas pessoais da prefeita. A sigla ainda tem outros quadros no governo.
Tudo certo
Questionado sobre seu alinhamento com a base aliada na Câmara, Daiton afirmou: “Tenho votado e sempre votarei de acordo com as minhas convicções”. Quanto às críticas de Alex, afirmou que ele “está exercendo seu legítimo direito como cidadão”.
Publicidade
Melhor prevenir
Alguns integrantes do PSDB estão preocupados em buscar novas filiações. O receio é de que prováveis baixas prejudiquem o desempenho da sigla em 2024. O vereador Carlão Smidt, por exemplo, que foi o mais votado do partido em 2020, pode sair na próxima janela. Outro que está de malas prontas é o subprefeito de Linha Santa Cruz, João Cassepp.
Por enquanto
Passados dez dias desde a saída de João Miguel Wenzel, PDT e Palacinho não voltaram a conversar sobre o futuro da Secretaria de Educação. Embora Wagner Machado tenha sido anunciado como interino, o governo não descarta mantê-lo em definitivo, se essa for a posição do partido.
Adeus, papel
Assim que conseguir aprovar a reforma regimental – o que pode não acontecer tão cedo, dado o clima nos corredores da Casa –, o presidente Rodrigo Rabuske (PTB) pretende tirar do papel outro projetos ambicioso: a implantação do sistema eletrônico. A ideia é que o projeto e toda a tramitação dos projetos se dê de forma digital, dispensando totalmente o papel. Além disso, as votações em plenário também ocorreriam por meio eletrônico. Hoje, os vereadores ainda votam à moda antiga: quem é a favor fica sentado e quem é contra se levanta.
Publicidade
A caminho
Será apresentado na próxima semana à prefeita Helena Hermany (PP) o projeto da nova concessão do Quiosque da Praça. Se Helena der o aval, a licitação deve ser lançada na sequência. Já o projeto do Parque da Cruz ainda está em estudo por ser mais complexo – o governo quer incluir a implantação de alguma atração no complexo para conseguir captar investidores.
LEIA MAIS TEXTOS DE PEDRO GARCIA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.