Em novembro próximo, a Viação União Santa Cruz comemora 60 anos de fundação. Por isso, vamos recordar um pouco da trajetória da empresa, que é a quarta maior do Estado no transporte intermunicipal de passageiros. Sua história está intimamente ligada à perseverança do seu fundador, Laurêncio Schuh (falecido em 2012).
Laurêncio nasceu em Linha São João da Serra, interior de Santa Cruz, e veio para a cidade em 1944, com 15 anos, para aprender a profissão de mecânico. Por ser um menino ágil, sempre fazendo tudo com presteza em suas tarefas, os colegas da antiga agência Chevrolet o apelidaram de Espoleta.
Durante o serviço militar, tirou carteira de habilitação. O regimento tinha três caminhões Dodge e, pelos conhecimentos de mecânica que possuía, ele passou a dirigir esses veículos. Ao dar baixa, foi contratado como motorista de praça na Garagem Central, de Theodoro Agnes.
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Em 1954, comprou seu primeiro automóvel de aluguel (táxi) e foi trabalhar por conta própria. O ponto ficava na frente da antiga Rodoviária, na Rua Tenente Coronel Brito. O Chevrolet 1940 custou 70 contos de réis. Para fazer o negócio, emprestou 40 contos na Caixa Rural e investiu 15 contos para deixar o carro reformado e confortável para os passageiros.
Dois anos depois de muito trabalho, Espoleta adquiriu uma caminhonete Ford F-3, ano 51, para 15 passageiros. Começou então a fazer excursões sábados e domingos, especialmente para o FC Santa Cruz e Orquestra Jatibá. Nos dias de semana, continuava com o táxi.
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Em 1956, vendeu o carro de praça e comprou um ônibus Ford, modelo FK. Criou o Expressinho Santa Cruz e ampliou os serviços de transporte coletivo. Estava então lançada a semente da Viação União Santa Cruz.
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Caminhonete Ford 1951, com capacidade para 15 passageiros,
era usada para excursões nos fins de semana
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