A Gazeta tem profunda e longa relação com o setor do tabaco e, a partir dela, com todo o agronegócio, na região, no Estado e no País. A partir da fundação da Gazeta do Sul, em 1945, a empresa testemunhou a trajetória de fortalecimento e de expansão das estruturas de produção, processamento e comercialização do tabaco em Santa Cruz do Sul e, posteriormente, em cidades e municípios próximos, casos de Venâncio Aires e Vera Cruz.
Por conta desse histórico, a Gazeta do Sul e as demais unidades criaram forte identidade com o segmento, especializando-se em seus temas. Assim surgiu, por exemplo, o Anuário Brasileiro do Tabaco, em 1997, com textos em português e inglês, salientando os méritos nacionais para o mundo. A publicação acabou inspirando a empresa a, nos anos seguintes, contemplar outras cadeias produtivas com títulos específicos. Nascia a Editora Gazeta, que firmou sua marca no País e no exterior com mais de 20 anuários, voltados a setores como arroz, soja, milho, algodão, café, cana-de-açúcar, pecuária, hortaliças, fruticultura, etc.
Mas as relações da Gazeta com o setor do tabaco foram ainda além. Novas ações foram propostas. Uma delas, em 2016, foi a expedição Os Caminhos do Tabaco, que propunha visitas de jornalistas da empresa às áreas de produção no Sul do Brasil. Mais uma vez obteve pleno sucesso. A ponto de, neste domingo, a Gazeta dar início à quinta edição do projeto. Nossa reportagem viajará por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na próxima semana, devendo percorrer mais de 4 mil quilômetros em visitas a propriedades, para conversar com produtores e lideranças e conhecer novas tecnologias. Tudo será compartilhado em página diária na Gazeta do Sul, a partir da edição de segunda-feira. E informações ainda serão veiculadas no caderno especial Safra, que circula ao final de fevereiro.
Publicidade
Além disso, outra equipe da Gazeta está destacada para um segundo movimento da expedição, voltado a investigar o impacto do contrabando sobre o mercado de cigarros no País. O suplemento especial com o conteúdo a ser levantado nessa ampla reportagem, com viagens às regiões de fronteira do Brasil, circulará em março, quando a Gazeta também fará ampla cobertura da 20ª edição da Expoagro Afubra, momento de alta relevância na agenda do setor do tabaco, em paralelo às comemorações dos 65 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em paralelo, a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) merecerá um olhar que salientará sua atuação e suas demandas.
Por esse esforço de comunicação acerca do mais importante setor da socieconomia regional, convidamos leitores e ouvintes a acompanharem, na próxima semana, a expedição Os Caminhos do Tabaco 2020. Na Gazeta do Sul, no ambiente digital do Portal Gaz e na programação diária da Rádio Gazeta FM 107,9, o tabaco será sempre notícia, e terá as histórias de seus grandes personagens, os produtores rurais, enaltecidas. Venha conosco nessa viagem.
Publicidade