Veículos do Exército partiram nessa terça-feira, 30, do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, para entregar 84,3 mil ampolas de medicamentos do kit intubação para 70 hospitais de 58 municípios. É a maior remessa de fármacos entregue desde o início da pandemia – o Exército realizou a primeira operação em 18 de julho do ano passado, quando entregou 25 mil unidades. Os hospitais Santa Cruz, Ana Nery, Monte Alverne, Vera Cruz e São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, estão entre os beneficiados.
LEIA TAMBÉM: Estado e Exército distribuem 16,5 mil medicamentos do kit intubação a 24 hospitais
Os medicamentos levados pelos militares aos hospitais são bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, imprescindíveis nas UTIs destinadas ao tratamento da Covid-19. Parte do lote veio do Ministério da Saúde e parte é compra feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os produtos são separados e armazenados no 3º Batalhão de Suprimento e posteriormente distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico.
A responsabilidade pela compra desses remédios é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da assistência farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no País e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS