A partir desta terça-feira, 23, o Hospital Santa Cruz (HSC) suspende as cirurgias eletivas que necessitem de internação clínica ou leito de UTI para recuperação. A medida vale até o dia 31 de março. As cirurgias serão reagendadas oportunamente, para o mínimo prejuízo ao tratamento dos pacientes.
Em nota, o HSC adianta que avaliará a situação a cada sete dias, ajustando conforme evolução das normativas legais. A decisão foi tomada diante das determinações do Governo do Estado para municípios com bandeira preta, no modelo de distanciamento controlado para combate à Covid-19. Também em convergência com o Plano de Contingência Hospitalar que vem sendo seguido com abertura de leitos clínicos e UTI Covid.
LEIA TAMBÉM: Hospital São Sebastião Mártir suspende visitas
Publicidade
O comunicado ainda ressalta que os atendimentos e procedimentos ambulatoriais estão mantidos. Já os da unidade de atendimento ambulatorial (UAA) serão limitados a 50% do volume contratado. Serão mantidos os procedimentos de urgência e emergência e procedimentos cujo adiamento possa gerar elevado dano à saúde do paciente.
LEIA TAMBÉM: Clima de apreensão nas UTIs: número de leitos disponíveis na região preocupa
São considerados inadiáveis os seguintes atendimentos e procedimentos:
– Os atendimentos às gestantes bem como aos recém-nascidos e puérperas;
– os acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas, mesmo as eletivas;
– atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente).
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS