A campanha Pense Trânsito fecha 2020 com um saldo positivo, de acordo com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos. Trata-se de um programa criado com o objetivo de promover a educação do trânsito por meio de orientações a condutores e pedestres.
Conforme o 23º Batalhão da Brigada Militar, foram registrados 609 acidentes nas vias urbanas de Santa Cruz do Sul até o dia 16 de dezembro. Do total, 356 resultaram em lesões corporais em envolvidos. Em 2019 foram 812 acidentes, 392 com lesões corporais. De acordo com o levantamento, a queda no número de acidentes neste ano foi de 25% em comparação com 2019. Os óbitos, por outro lado, dobraram. Foram seis em 2019, contra 12 até o dia 16 deste mês.
LEIA TAMBÉM: Inicia o pagamento antecipado do IPVA com desconto
Publicidade
No Estado, o Detran registrou queda de 14% no número de mortes em acidentes de trânsito no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019. Houve 696 óbitos de janeiro a junho, enquanto os mesmos meses do ano passado registraram 812 vítimas. Tratase do menor número de mortes no trânsito desde 2007.
Uma das razões é a queda na circulação de veículos durante os períodos mais restritivos da pandemia. Em Santa Cruz, de acordo com a secretária Diani Rizzetti Sopelsa, acredita-se que é difícil comparar dados de outros anos com 2020, por este ter sido um ano atípico.
Para ela, a campanha tem uma diretriz bem-definida. “É um tema que atinge toda a população do município, e com certeza a continuidade dessa ação renderá bons frutos”, afirmou. Diani ressaltou a importância dos meios de comunicações em campanhas educativas. “Parabenizamos a Gazeta Grupo de Comunicações por ser parceira de iniciativas como essa”, concluiu a secretária.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: DPVAT prevê queda de 20% nos acidentes neste ano