Após meses de portas fechadas por causa da pandemia do coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que retomaram em setembro com parte do atendimento presencial e em outubro com o serviço de perícias médicas, ainda são motivo de reclamação. Isto porque para esse tipo de atendimento o segurado necessita fazer um agendamento pelo telefone 135 ou via aplicativo Meu INSS. Contudo, muitas pessoas estão tendo dificuldades para entrar em contato tanto por telefone quanto pela plataforma digital.
O frentista Gilnei Vicentini, de 52 anos, que reside no Bairro Renascença em Santa Cruz do Sul, é um deles. Em setembro, dias após se envolver em um acidente de trânsito quando se deslocava de casa para o trabalho, e fraturar duas costelas, Vicentini fez o encaminhamento de auxílio-doença. Agora, quase três meses depois, ele não dispõe de condições para trabalhar e ainda aguarda um retorno do INSS.
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“Eu me acidentei de moto e a empresa em que eu trabalho foi quem fez encaminhamento, mas até agora ainda não fui chamado para a perícia, nem sei como está minha situação. Ir até a agência não tem como por causa das minhas condições e também pelo fato deles estarem atendendo somente por agendamento, o que torna mais difícil. Tento ligar no 135 e cai em uma central e ninguém atende. E no aplicativo não sei fazer, é uma situação bem difícil, que deixa a gente apreensivo”, disse. Segundo ele, para sobreviver nestes últimos meses, a ajuda da mãe e da irmã que moram próximas tem sido fundamental.
O gerente da agência do INSS João Mário Werberich justifica que o atendimento na unidade é feito por agendamento, como forma de evitar aglomerações. “Não podemos aglomerar pessoas no espaço e desobedecer às orientações. Temos que prezar sempre pelo atendimento com segurança. Hoje, no presencial, temos disponíveis o serviço de perícia médica, atendimento social, reabilitação profissional e cumprimento de exigências, mas todos devem ser por agendamento ou solicitado por meio de seus sindicatos”, esclarece.
Além do telefone da central e do aplicativo, Werberich acrescenta que as ligações para a unidade podem ser feitas pelo 3711 3933. A agência fica na Rua Ramiro Barcelos,1.430, no Centro, e atende de segunda a sexta, das 13 horas às 17 horas.
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Auxílio-doença
Sobre o encaminhamento de auxílio-doença do frentista Gilnei Vicentini, João Mário Werberich o orienta a agendar o quanto antes uma perícia presencial. “Ele possui um auxílio-doença por documento médico protocolado em 9 de novembro que ainda está pendente. Sugiro agendar pelo 135 uma perícia presencial na agência de Santa Cruz do Sul, para ajustar período e o valor da renda no benefício. Até porque a antecipação é apenas um mês e um salário mínimo”, esclarece.
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