Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Semana será de reforço nas ações de prevenção

Foto: Pixabay

Foto: Myriams-Fotos/Pixabay

Na terceira semana em bandeira vermelha na classificação de risco para o coronavírus, os municípios que integram a região R28, na qual está o Vale do Rio Pardo, voltam a se mobilizar. Além de reforçar as orientações quanto ao distanciamento, a fiscalização será intensificada. A habilitação de cinco novos leitos de UTI no Hospital Santa Cruz, por sua vez, traz expectativa de melhora nas condições da região. Após a divulgação da 32ª rodada de atualização do modelo de distanciamento controlado na sexta-feira, 11, os gestores municipais optaram por não apresentar recurso junto ao governo do Estado.

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz terá mais cinco leitos de UTI a partir desta segunda

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, afirmou que embora a região tenha obtido melhora no cálculo feito pelo Comitê de Dados, passando do índice 1,96 para 1,86, ainda não estava em condições de solicitar a reconsideração. “Da semana passada em comparação com a anterior, tivemos uma melhora bastante significativa, visto que até os índices mudaram. Estamos mantendo as regras mais rígidas, fiscalizando o distanciamento social, uso da máscara e coibindo aglomerações. No entanto, existe um surto muito forte. Como gestores, precisamos fazer nossa parte nos municípios e optamos por não entrar com recurso, pelo fato de não termos argumentos técnicos, o que provavelmente não daria aprovação”, disse.

LEIA MAIS: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus e saiba como se prevenir

De acordo com Nunes, esta semana será decisiva, pois nesta segunda-feira, 14, termina o prazo de suspensão do sistema de gestão compartilhada do modelo de distanciamento. Nos próximos dias, o Piratini deverá se pronunciar sobre a permanência ou não da prorrogação. “Se o governo não prorrogar, assim que sair o anúncio a região poderá adotar medidas de cogestão e, com isso, a bandeira na cor laranja, que tem protocolos menos restritivos”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.