Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMENAGENS

Pandemia altera movimento nos cemitérios de Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

As irmãs Terezinha Winck e Marilei Nazari, que residem em Vera Cruz, visitaram o túmulo da mãe no Cemitério Santo Antônio

O dia de Finados, nesta segunda-feira, 2, deverá levar centenas de pessoas aos cemitérios de Santa Cruz do Sul. Somente no Municipal, o maior deles, são esperados em torno de 6,7 mil visitantes. No entanto, com as restrições e protocolos da pandemia do novo coronavírus, muita gente optou por seguir as orientações e evitar aglomerações. Com isso, muitos se anteciparam e fizeram suas homenagens e orações ainda no sábado. Foi o caso da empresária Áurea Binz, de 60 anos, que durante a manhã, acompanhada do marido Paulo Binz, 69, e da mãe Ingrid Kops, de 87, aproveitou para limpar e levar flores ao túmulo do pai, que está sepultado no Cemitério Municipal.

“Aproveitamos para fazer tudo hoje. Na segunda-feira, iremos à igreja fazer nossa oração. Temos a tradição de vir e de manter o espaço sempre em boas condições”, conta.“ Embora hoje exista a cremação, prefiro o sepultamento tradicional, pois acredito que este é um lugar especial para reviver nossa história e lembrar ainda mais do meu pai. Sinto ele mais próximo e isto me faz bem.” À tarde, a circulação de pessoas também foi intensa no Cemitério Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio. A temperatura amena motivou as irmãs Terezinha Winck, 62 anos, e Marilei Nazari, 53, que residem em Vera Cruz, a realizarem a limpeza e a ornamentação do túmulo da mãe. Além da matriarca, elas estiveram no túmulo onde estão sepultados os avós. “Sempre venho, até fora de época. Para mim não tem uma data certa, todo dia é especial para lembrar daqueles que amamos e já partiram”, explica Terezinha. Para esta segunda-feira, ela programou a visita ao cemitério em Linha Henrique D’Avila, no interior de Vera Cruz, onde estão sepultados outros familiares.

Igrejas
Além da ornamentação dos túmulos e das homenagens aos entes queridos nos cemitérios, os familiares poderão acompanhar as atividades religiosas que fazem parte da programação das igrejas Católica e Luterana de Santa Cruz do Sul.Na Igreja Católica serão realizadas missas em diversas comunidades, a partir das 8h30. Já as celebrações no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna ocorrem às 9h45 e no Cemitério dos Lopes, às 10 horas. A programação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) de Santa Cruz do Sul prevê cultos em nove cemitérios. As celebrações terão duração reduzida, em torno de 30 minutos, diferente dos anos anteriores. Em razão da pandemia do novo coronavírus, os cantos não serão realizados.

Publicidade

LEIA MAIS: Igrejas terão programação especial pelo dia de Finados

Áurea: “Temos a tradição de vir e manter o espaço sempre em boas condições” | Foto: Rafaelly Machado

PROGRAMAÇÃO

Cultos da IECLB previstos para os cemitérios:
Cemitério Municipal – 8 horas
Rincão del Rey – 8h30 João Alves – 8h30
Arroio Grande – 9 horas
Agnes – 9 horas
Pinheiral Novo – 9h20
Linha Sete – 9h30
Paz Eterna (Ecumênico) – 9h45
Pinheiral Velho – 10 horas

Publicidade

Missas da Igreja Católica:
Catedral São João Batista – 9 horas e 18h15
Ressurreição – 8 horas
Santo Antônio – 8h30
Cemitério Ecumênico da Paz Eterna – 9h45
Cemitério dos Lopes – 10 horas
Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz – 8h30

LEIA MAIS: Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Finados

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.